Sob mais um alerta do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Maceió é um dos 22 municípios alagoanos que estão com risco de deslizamentos e alagamentos até às 10h dessa terça-feira (09), por conta das chuvas. O aviso amarelo do Inmet abrange cidades do Litoral do estado e da Região Metropolitana.
Nesta segunda-feira (08), a Defesa Civil da capital divulgou que a cidade já recebeu mais de 60% do volume de chuvas esperado para todo o mês de julho, iniciado há apenas uma semana. Até hoje, já foram 180 mm dos 271 mm esperados para o período. Sendo 74 mm somente nas últimas 72h, que resultou na abertura de 26 chamados da população.
Em entrevista à repórter Mônica Ermírio, da TV Pajuçara, durante o programa Cidade AL, o coordenador da Defesa Civil de Maceió, Abelardo Nobre, listou as áreas mais críticas no município, que possuem uma propensão maior a estes riscos por conta do relevo acidentado e da grande densidade populacional das regiões.
Os bairros são:
- Benedito Bentes (áreas de grotas);
- Chã da Jaqueira;
- Jacintinho; e
- Feitosa.
Ainda segundo o coordenador, a chuva que mais causa preocupação é a que é constante e fina. O órgão ressalta que as equipes continuam monitorando as regiões de risco. A população pode acionar a Defesa Civil ligando gratuitamente para o telefone 199.
Além disso, quando há possibilidades de chuvas mais intensas, o Centro Integrado de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil Municipal (CIMADEC) emite as mensagens de texto com os alertas para a população cadastrada na plataforma.
O cidadão interessado em receber as mensagens precisa informar o CEP de sua residência para o número 40199, por SMS, de forma gratuita.
Há também a possibilidade pelo aplicativo WhatsApp. Enviando uma mensagem para o número (61) 2034-4611 e interagindo com o assistente virtual para compartilhar a localização atual ou escolhendo qualquer outra.