A reforma previdenciária foi uma das principais promessas de campanha de Gustavo Petro, primeiro presidente de esquerda da Colômbia. A proposta está agora em trâmite no congresso. Críticos dizem que ela será difícil de financiar. Já para seus defensores, é preciso um sistema de proteção à velhice.
A reforma anterior colocou o regime público em concorrência com o sistema privado, o que piorou a situação. O governo está propondo agora um sistema baseado em três pilares, com o objetivo de garantir o acesso às pensões para milhões de colombianos. Hoje, apenas 24% das pessoas recebem aposentadoria no país.
sua assinatura pode valer ainda mais
Você já conhece as vantagens de ser assinante da Folha?
Além de ter acesso a reportagens e colunas, você conta com newsletters exclusivas (conheça aqui).
Também pode baixar nosso aplicativo gratuito na Apple Store ou na Google Play para receber alertas das principais notícias do dia.
A sua assinatura nos ajuda a fazer um jornalismo independente e de qualidade. Obrigado!
sua assinatura vale muito
Mais de 180 reportagens e análises publicadas a cada dia. Um time com mais de 200 colunistas e blogueiros. Um jornalismo profissional que fiscaliza o poder público, veicula notícias proveitosas e inspiradoras, faz contraponto à intolerância das redes sociais e traça uma linha clara entre verdade e mentira. Quanto custa ajudar a produzir esse conteúdo?