Uma abordagem do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) causou confusão com trabalhadores da Feirinha do Tabuleiro, na parte alta de Maceió. O caso aconteceu na manhã deste domingo, 08.
Em vídeos compartilhados nas redes sociais, é possível ver o momento em que policiais agridem um homem com chutes, socos e golpes de cassetete, em meio as bancas da feira. Em outro ponto é possível ver um dos militares apontando uma arma de grosso calibre para outros vendedores que estão ao redor da ação e tentam argumentar com os militares .
Somente pelas imagens não é possível identificar o motivo para ação tão violenta, que acaba com o homem imibilizado no chão e sendo conduzido a viatura.
“Não é pra bater no cara não, rapaz, tá errado! O cara não é bandido não. Isso é abuso de poder, coroa. Vai pra Corregedoria, viu? O cara veio sem nada, rapaz, só com uma calopsita. Não tem nada de errado”, diz uma pessoa que testemunhou a cena.
Em outros vídeos, pessoas classificam o ato como “covardia” e “abuso de poder”, enquanto gritam dizendo que denunciarão os poiliciais à corregedoria da PM e trocam ameaças com policiais. “Deixa ele atirar. Ele pensa que é só ele que tem arma?”, diz um homem que não aparece nas imagens.
O motivo da ação policial não fica claro, mas pelo que é dito pelos feirantes a abordagem teria sido motivada pela posse de aves silvestres.
O Alagoas24Horas entrou em contato com o comando do BPA que disse que informações sobre o erpisódio só seriam transmitidas através da Comando Geral. A equipe de reportagem seguiu a recomendação e aguarda resposta.