O fornecimento de energia elétrica foi retomado em várias cidades do Ceará, após o apagão que atingiu estados do Norte, Nordeste e parte do Sudeste e do Centro-Oeste na manhã desta terça-feira (15).
Moradores de Fortaleza relataram que por volta das 9h30 a energia foi restabelecida nos bairros São João do Tauape, Alto da Balança, Aerolândia, Dionísio Torres, Rodolfo Teófilo, entre outros. A falta de energia causou transtornos no trânsito, com semáforos apagados.
Além da capital, a queda de energia no Ceará afetou cidades da Região Metropolitana, como Eusébio, Itaitinga, Aquiraz, além do interior do Estado (Sobral, Juazeiro do Norte, Crato).
Conforme a Enel, responsável pelo fornecimento de energia no Estado, nesta manhã a empresa registrou a interrupção de parte da sua carga nos estados do Rio de Janeiro, Ceará e São Paulo, devido à atuação do Esquema Regional de Alívio de Carga (ERAC).
Ainda segundo a empresa, a energia está sendo restabelecida gradativamente após autorização do Operador Nacional do Sistema.
“Esse procedimento acontece de forma automática quando alguma ocorrência é identificada no Sistema Interligado Nacional. O procedimento ocorre para proteger o sistema elétrico de danos maiores”, disse a Enel.
O Operador Nacional de Sistema (ONS), informou que houve uma ocorrência que interrompeu 16 mil megawatts de carga em estados brasileiros. A interrupção ocorreu devido à abertura, às 8h31, da interligação Norte-Sudeste. As causas da ocorrência estão sendo apuradas.
Dos 16 mil megawatts, a ONS afirma que 6 mil megawatts já foram restabelecidos, e a previsão é que a energia volte aos poucos em todos os estados brasileiros ainda na manhã desta terça.
Causas
Segundo o coordenador do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), José Marengo, a causa do apagão deve ser operacional, pois não há um alerta pela seca, por exemplo, que pudesse impactar a produção e distribuição de energia. “
Apesar do baixo nível de chuva, não estamos em uma situação de seca extrema, principalmente na região nordeste, que foi onde começou o apagão”, explica.
O apagão se estende por estados do Norte e Nordeste brasileiro:
Acre
Alagoas
Amapá
Amazonas
Bahia
Ceará
Distrito Federal
Goiás
Maranhão
Mato Grosso do Sul
Minas Gerais
Pará
Paraná
Paraíba
Pernambuco
Piauí
Rio Grande do Norte
Rio Grande do Sul
Rio de Janeiro
Santa Catarina
São Paulo
Tocantins
Em Fortaleza, os semáforos apagados deixou o trânsito lento, apesar de haver menos carros nas ruas devido ao feriado de Nossa Senhora.