Após sete anos de tentativas fracassadas, o congresso da Colômbia aprovou o fim das touradas no país. Seus defensores argumentavam que a antiga tradição não deveria ser banida, em razão do seu significado cultural.
A proibição foi aprovada por 92 votos a favor e apenas dois contra. “Hoje temos um país que diz que nenhuma forma de tortura pode ser considerada como cultura neste mundo”, comemorou o congressista Joan Carlos Losada.
Se for aprovada pelo presidente de esquerda Gustavo Petro, a proibição entrará em vigor em 2027. A prática da tourada tem uma longa tradição em muitos países latino-americanos, e ainda é legal na maior parte do México e do Peru.
sua assinatura pode valer ainda mais
Você já conhece as vantagens de ser assinante da Folha?
Além de ter acesso a reportagens e colunas, você conta com newsletters exclusivas (conheça aqui).
Também pode baixar nosso aplicativo gratuito na Apple Store ou na Google Play para receber alertas das principais notícias do dia.
A sua assinatura nos ajuda a fazer um jornalismo independente e de qualidade. Obrigado!
sua assinatura vale muito
Mais de 180 reportagens e análises publicadas a cada dia. Um time com mais de 200 colunistas e blogueiros. Um jornalismo profissional que fiscaliza o poder público, veicula notícias proveitosas e inspiradoras, faz contraponto à intolerância das redes sociais e traça uma linha clara entre verdade e mentira. Quanto custa ajudar a produzir esse conteúdo?