A campanha do Maio Amarelo deste ano no estado alcançou 10 mil estudantes com as ações de educação para o trânsito promovidas pelo Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran). As equipes percorreram todas as regiões do estado, visitando 50 escolas em 35 municípios e ensinando sobre os comportamentos responsáveis que devem ser adotados para reduzir sinistros e mortes no trânsito.
Durante todo o mês foram aplicadas diferentes estratégias – desde a ludicidade de jogos interativos a projeções de vídeo – para diversificar o aprendizado e formar condutores mais conscientes. Nesta terça-feira (28), as cidades de Arapiraca e São José da Laje foram contempladas com as ações educativas.
Na capital do Agreste alagoano foi realizado o Dia D do Maio Amarelo nas Escolas, com quatro instituições de ensino levando os estudantes para o auditório do Planetário, onde foram realizadas apresentações teatrais, musicais, maquetes e mostras de projetos de robótica com a temática do trânsito. O dia foi organizado para prestigiar o trabalho de alunos e educadores que trabalham assuntos referentes ao trânsito na sala de aula de forma transversal e multidisciplinar no decorrer do ano, por meio do projeto Detran na Escola.
O Dia D teve como objetivo promover o engajamento de educadores e instituições de trânsito para a construção de um ambiente de compartilhamento e convívio social mais seguro nas vias e rodovias. A iniciativa é resultado de uma parceria do Detran com a Secretaria Municipal de Educação e a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) de Arapiraca.
Um dos projetos apresentados foi o “Francisco”, um robô em formato de triciclo. Junto com ele, os alunos desenvolveram também um semáforo. O trabalho foi elaborado durante as aulas de matemática da Escola Municipal Maria de Nazaré. Integrante do projeto, Wesley Santos, de 12 anos, cursa o 7º ano do Ensino Fundamental e disse que o objetivo do trabalho foi usar a robótica como uma ferramenta para conscientização no trânsito.
“O “Francisco” foi pensado para mostrar os perigos do trânsito e a importância de andar de acordo com as regras, para não acontecerem sinistros. No desenvolvimento do projeto, aprendi mais sobre as leis de trânsito e o quanto os equipamentos de segurança fazem diferença, principalmente se estiver em uma motocicleta”, explicou.
Para Sonály Bastos, superintendente de Educação para o Trânsito e Formação de Condutores do Detran, a campanha Maio Amarelo mostra que é possível construir, para todos, um futuro mais seguro no trânsito.
“Unimos esforços com as instituições de ensino, as SMTTs, o BPTran [Batalhão de Policiamento de Trânsito], BPRv [Batalhão de Polícia Rodoviária] e outras instituições parceiras para levar conscientização para milhares de estudantes no estado. Usamos diferentes estratégias para chegar ao nosso objetivo. Trabalhamos de forma diversificada, levando em consideração a faixa etária dos alunos, para fixar o conhecimento e fazer com que eles sejam multiplicadores de boas práticas no trânsito”, reforçou.
Em São José da Laje, o ginásio do Centro Educacional Maria de Lourdes Rocha ficou lotado com alunos de dez escolas da cidade, que realizaram duas apresentações teatrais produzidas por eles mesmos. Eles assistiram à esquete teatral “Rapidez e velocidade é aqui! A família mais veloz da região” e compreenderam melhor as normas de trânsito. Com uma linguagem acessível, a peça conseguiu entreter, divertir e ensinar. Quem também fez sucesso durante o mês de maio foram os mascotes Detranzito e Detranzita, que marcaram presença nas duas ações desta terça-feira.
As ações educativas do Maio Amarelo para estudantes terminam nesta quarta-feira (29), em duas escolas de São Miguel dos Campos. No entanto, as visitas às escolas em Alagoas continuam no decorrer do ano por meio de diversos projetos do Detran, a exemplo do Detran na Escola, parceria inédita lançada este ano com o Conexão DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) que já chegou a mais de 330 instituições de ensino, em 63 municípios.