Ao menos nove pessoas morreram, entre elas uma criança, e outras 70 ficaram feridas na noite desta quarta-feira (22) no estado de Nuevo León, no norte do México, depois que um palco desabou durante um evento de campanha do partido Movimento Cidadão, informou o jornal local Reforma.
O candidato do partido à Presidência, Jorge Alvarez Maynez, disse nas redes sociais que uma rajada de vento causou o colapso da estrutura, instalada na cidade de San Pedro Garza Garcia, perto de Monterrey.
Maynez disse que está bem, depois de ser levado a um hospital local, mas membros de sua equipe ficaram feridos. Ele cancelou os eventos de campanha que estavam previstos para esta quinta-feira (23). Em terceiro lugar nas pesquisas para o pleito de 2 de junho, Maynez está muito atrás da candidata governista, Claudia Sheinbaum, e da opositora Xochitl Gálvez, sem ter chance real de vitória.
Gálvez ofereceu condolências às famílias das vítimas em uma postagem nas redes sociais e expressou solidariedade a Maynez.
O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, lamentou o incidente. “Abraço familiares, amigos das vítimas e apoiadores do partido. Estamos atentos”, afirmou.
Vídeos divulgados pela mídia local mostram o momento em que uma tela gigante desaba sobre Maynez e outros membros do Movimento Cidadão.
O deputado Javier González Alcántara declarou ao canal Televisa que as equipes de resgate conseguiram retirar os feridos que estavam debaixo do palco.
O eleitor José Juan, que compareceu ao comício, relatou como a estrutura desabou de maneira repentina sobre os candidatos e o público. “Caiu do nada, me atingiu na cabeça e eu desmaiei. Depois foi puro pânico”, declarou.
O governador de Nuevo León, Samuel García, afirmou que o estado tem registrado ventos fortes e chuvas intensas na região em que houve o comício. Ele alertou os moradores para ficarem em casa durante as tempestades.