Xavi pretendia abrir mão de Robert Lewandowski, Vitor Roque João Félix e Cancelo se seguisse como treinador do Barcelona, revelaram fontes à ESPN. A saída do treinador após o último jogo de LALIGA foi anunciada na semana passada. O adeus aconteceu no domingo (26), na vitória por 2 a 1 sobre o Sevilla, que garantiu…
Xavi pretendia abrir mão de Robert Lewandowski, Vitor Roque João Félix e Cancelo se seguisse como treinador do Barcelona, revelaram fontes à ESPN.
A saída do treinador após o último jogo de LALIGA foi anunciada na semana passada. O adeus aconteceu no domingo (26), na vitória por 2 a 1 sobre o Sevilla, que garantiu a 2ª colocação aos catalães no Campeonato Espanhol.
Fontes revelaram à ESPN que, antes de ser comunicado sobre sua demissão, Xavi tinha planos radicais de reformular o elenco no mercado de transferências, e o alvo principal era o ataque.
Além de dispensar Lewandowski, o técnico contava ainda com as saídas de Vitor Roque, João Felix e Cancelo.
O atacante polonês ainda tem contrato para outros dois anos no Camp Nou, embora o último deles dependa de um gatilho por jogos disputados na próxima temporada.
Lewandowski marcou 59 gols em 95 partidas desde que foi contratado, em 2022.
O polonês é representado por Pini Zahavi, um dos agentes com maior influência no Barcelona. O empresário, inclusive, representa o técnico Hansi Flick. E segundo fontes disseram à ESPN, o alemão será o sucessor de Xavi no Camp Nou.
Jorge Mendes é outro agente com influência no Barcelona, onde seus clientes João Félix e Cancelo passaram a última temporada por empréstimo.
O atacante deverá regressar ao Atlético de Madrid, enquanto o lateral voltará ao Manchester City.
A manutenção dos portugueses no clube catalão em novos empréstimos não está descartada. Contudo, fontes disseram à ESPN que Xavi não estava interessado em ambos.
Depois de um forte início de empréstimo, Félix encerrou a temporada fora do time. Ele marcou 10 gols em 44 partidas.
Cancelo esteve sempre presente sob o comando de Xavi quando disponível no elenco, mas fontes disseram à ESPN que o treinador também estava feliz com o retorno do português ao City.
O poder de Mendes no Barça também se estende a vários outros jogadores do clube, incluindo Lamine Yamal, Alejandro Balde e Ansu Fati.
Quem também está envolvido neste cenário é Vítor Roque, que chegou badalado ao Barcelona e passou o fim da temporada lutando por minutos em campo sob o comando de Xavi. A joia brasileira marcou dois gols em 16 partidas.
Xavi admitiu recentemente que a intenção não era que Roque, que ainda tem apenas 18 anos, chegasse ao elenco no meio da temporada, mas que continuasse seu desenvolvimento pelo Athletico-PR antes de assinar definitivamente com o Barcelona para 2024/25.
A manifestação do treinador desagradou o agente do brasileiro, André Cury, que disse que seu cliente não tem intenção de deixar o clube por empréstimo na próxima temporada e que, se tiver que sair, será em uma transferência definitiva.