A Rua General Hermes voltou a ser bloqueada em mais de um trecho por causa da manifestação de moradores do bairro Bom Parto, em Maceió, que pedem a normalização do fornecimento de água na região. A população reclamou do desabastecimento no começo da manhã desta quinta-feira (25) e retomou o protesto durante esta tarde. O ato continuou no início da noite e o trânsito ficou prejudicado devido aos congestionamentos em bairros próximos, como Centro, Cambona e Farol.
Segundo os moradores, a água ainda não havia chegado nas residências até o período da noite. Aline Rodrigues, que reside no bairro há 63 anos, reclamou da falta d’água. “Ontem conseguimos quebrar os canos, algumas pessoas subiram para conseguir algumas gotas de água, mas estamos reivindicando que desde o ano passado estamos sem água. É um direito que temos de chamar a atenção”, destacou.
“Não é mole, com prato, comida, roupa, criança, o nosso banho, fora o gasto que temos com água mineral. Não queremos carro-pipa. Hoje dois chegaram, mas não queremos. Queremos águas nas torneiras, todos os dias”, continuou a moradora em entrevista ao repórter Alan Garcia, da TV Pajuçara.
Assim como ocorreu pela manhã, pedaços de madeira, galhos e pneus foram colocados de um lado a outro em mais de um ponto da pista e incendiados. Motoristas e motociclistas ainda tentaram atravessar o bloqueio e se arriscaram em meio às chamas. Parte deles ainda se desentendeu com as pessoas envolvidas no protesto.
Protesto travou trânsito em mais de um bairro de Maceió (Crédito: Reprodução/TV Pajuçara)
Durante a manhã, a BRK Ambiental, responsável pelo fornecimento de água, afirmou que investiga a causa do desabastecimento e comunicou que a Casal já foi acionada. A empresa também se comprometeu em enviar caminhões-pipa para a população ter acesso à água. Veja a nota abaixo:
“A BRK informa que está investigando as causas do desabastecimento na região e que já acionou a Casal para verificar as estruturas que produzem a água para a localidade. Além disso, a empresa está enviando caminhões pipa aos moradores.”