Dois helicópteros da Marinha japonesa caíram no mar durante um exercício de treinamento, matando pelo menos um dos oito tripulantes a bordo, informou o ministério da Defesa neste domingo (21). Os outros sete estão desaparecidos.
Os dois helicópteros SH-60K da Força de Autodefesa Marítima transportavam quatro tripulantes cada e perderam contato na noite deste sábado (20) perto da ilha de Torishima, cerca de 600 quilômetros ao sul de Tóquio, disse o ministro da Defesa, Minoru Kihara, a repórteres.
Segundo Kihara, a causa do acidente está sob investigação. Os dois gravadores de voo foram descobertos próximos um do outro e era alta a probabilidade de os dois helicópteros terem colidido, acrescentou.
Os treinamentos envolvendo os SH-60 serão suspensos até que a causa do acidente seja determinada e medidas preventivas sejam adotadas, afirmou o chefe do Estado-Maior da Marinha, almirante Ryo Sakai.
As equipes de resgate recuperaram um gravador de dados de voo, uma lâmina de cada helicóptero e fragmentos que se acredita serem de ambos os helicópteros na mesma área, sinais de que as duas aeronaves voavam próximas uma da outra.
Os esforços de busca e resgate da tripulação desaparecida foram ampliados neste domingo com o envio de 12 navios de guerra e sete aeronaves. Barcos e aviões de patrulha da guarda costeira do Japão também aderiram à operação.
Num post no X, o antigo Twitter, o embaixador dos EUA no Japão, Rahm Emanuel, ofereceu a assistência do seu país nos esforços de busca e resgate.