spot_img
HomeMundoEUA: Líder da Câmara avança em impeachment contra Biden - 12/09/2023 -...

EUA: Líder da Câmara avança em impeachment contra Biden – 12/09/2023 – Mundo

O líder da Câmara dos Estados Unidos, o republicano Kevin McCarthy, instruiu seus principais correligionários no Congresso a abrir um processo de impeachment contra o presidente Joe Biden. A determinação, feita nesta terça-feira (12), ignora as divisões do partido sobre o assunto e acontece no momento em que radicais da sigla ameaçam destituir McCarthy.

O republicano disse que designaria três comitês —Fiscalização, Judiciário e Meios e Recursos— para conduzir a investigação sobre o presidente e sua família.

McCarthy sinaliza há semanas que apoia a medida para dar ao Congresso mais poder para investigar as finanças da família do presidente. Iniciar tal processo significa que os republicanos não precisarão mais justificar a busca por evidências de irregularidades financeiras ou corrupção como parte de seus trabalhos legislativos, disseram aliados do líder.

A ação, porém, representa uma mudança de estratégia de McCarthy, que afirmou anteriormente acreditar que toda a Câmara deveria votar um eventual avanço de um processo de impeachment —os de Bill Clinton, em 1998, e Donald Trump, em 2019, foram abertos com a votação de toda a Câmara. Dias após o ataque ao Capitólio, em 6 de janeiro de 2021, a Câmara impugnou Trump pela segunda vez sem um inquérito.

A decisão de não buscar uma votação foi um reconhecimento tácito de McCarthy de que ele não tem os números para fazê-lo em meio às divisões da bancada do partido. Vários republicanos, incluindo aqueles de distritos em que Biden venceu, indicaram que não apoiariam a abertura de um processo de impeachment, a menos que as transações comerciais de Hunter Biden, filho do presidente, com empresas estrangeiras, estivessem vinculadas a seu pai, ou se fossem descobertas evidências de crimes graves e contravenções.

Depois de meses de investigação, os republicanos não encontraram essas provas, embora argumentem que receberam informações suficientes para justificar mais investigações.

Em breves declarações no Capitólio, McCarthy acusou Biden de mentir sobre seu conhecimento dos negócios do filho e levantou questões sobre os milhões de dólares que Hunter Biden e outros membros da família ganharam com empresas estrangeiras. McCarthy também acusou o governo de dar a seu filho Hunter “tratamento especial” em uma investigação criminal.

“Os republicanos da Câmara descobriram alegações sérias e críveis sobre a conduta do presidente Biden”, disse McCarthy. “Juntas, essas alegações pintam um quadro de uma cultura de corrupção.”

Fonte: Folha de São Paulo

RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisment -spot_img

Outras Notícias