O recente aumento no preço internacional do ouro reaqueceu a atividade de mineração ilegal na Colômbia, onde 84% das minas são artesanais.
No país, parte das fontes de financiamento das estruturas armadas ilegais tem migrado do tráfico de drogas para a mineração ilegal do ouro, segundo Óscar Yesid Zapata, da Fundação Sumapaz: “Essa é uma fonte mais sólida de financiamento logístico e militar”.
A extração ilegal de ouro é conhecida por provocar graves danos ao meio ambiente.
O garimpeiro “Eduardo” diz que já foi acusado de ser parte de um grupo paramilitar: “Todo esse tempo temos vivido humildemente aqui, quebrando a terra com uma picareta e uma pá.” Sem conseguir legalizar a sua situação, muitos reclamam de ter sido deixados de fora em meio ao plano do governo para legalizar minas no país.
O preço de uma onça de ouro aumentou quase 440% desde 2002. Isso estimulou a transferência de trabalhadores de empregos tradicionais para o garimpo na Colômbia.
sua assinatura pode valer ainda mais
Você já conhece as vantagens de ser assinante da Folha?
Além de ter acesso a reportagens e colunas, você conta com newsletters exclusivas (conheça aqui).
Também pode baixar nosso aplicativo gratuito na Apple Store ou na Google Play para receber alertas das principais notícias do dia.
A sua assinatura nos ajuda a fazer um jornalismo independente e de qualidade. Obrigado!
sua assinatura vale muito
Mais de 180 reportagens e análises publicadas a cada dia. Um time com mais de 200 colunistas e blogueiros. Um jornalismo profissional que fiscaliza o poder público, veicula notícias proveitosas e inspiradoras, faz contraponto à intolerância das redes sociais e traça uma linha clara entre verdade e mentira. Quanto custa ajudar a produzir esse conteúdo?