O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, divulgou nesta terça-feira (9) um vídeo do interior da embaixada mexicana em Quito, no Equador, no momento da invasão da sede diplomática pela polícia e pelo Exército equatorianos na última sexta-feira (5).
Agentes encapuzados a bordo de carros blindados entraram no local, que é protegido pelo direito internacional, para retirar o ex-vice-presidente Jorge Glas —ele estava abrigado na sede da representação, mas com um mandado de prisão pendente contra si devido a condenações por corrupção.
As imagens mostram o Glas sendo carregado por quatro policiais. Além disso, é possível ver mais agentes armados apontando uma arma de fogo para Roberto Canseco, o encarregado da embaixada mexicana. O diplomata ainda tenta evitar a saída dos veículos com Glas, mas é novamente subjugado por policiais.
Em resposta à operação policial, o México anunciou que suspendeu as relações diplomáticas com Quito e fechou sua embaixada. O incidente gerou uma crise diplomática que coloca em perigo as relações equatorianas com a América Latina.