O presidente da Ucrânia, Volodimir Zelenski, afirmou neste domingo (7) que seu país vai perder a guerra contra a Rússia se o Congresso dos Estados Unidos não aprovar um pacote de ajuda militar para combater as tropas de Moscou.
“É necessário dizer especificamente ao Congresso que, se não nos ajudarem, a Ucrânia vai perder a guerra”, afirmou o líder durante uma reunião por videoconferência do United24, plataforma lançada por pelo governo ucraniano para arrecadar fundos para a guerra. Segundo ele, será difícil ganhar da Rússia sem a ajuda dos EUA. “Se a Ucrânia perder a guerra, outros países serão atacados”, completou.
Um pacote de ajuda de mais de US$ 60 bilhões a Kiev está bloqueado na Câmara dos Representantes dos EUA, onde os republicanos são maioria, em meio a disputas políticas. A aprovação depende da boa vontade dos apoiadores de Donald Trump na Casa, que se recusam a examinar o texto enquanto esperam as eleições presidenciais de novembro.
Nos últimos dias, Zelenski insistiu que essa ajuda é vital para seu país —enquanto esperam, os soldados ucranianos são obrigados a economizar munição e enfrentar um exército russo confiante após repelir uma grande contraofensiva de Kiev no final de 2023. Nas últimas semanas, a Rússia conseguiu avançar no leste da Ucrânia e atingiu infraestruturas energéticas do país, deixando milhares de civis sem luz.