No Reino Unido, um projeto de lei polêmico que propõe a deportação de solicitantes de asilo para Ruanda já foi aprovado pela instância baixa do Parlamento. Mas ainda precisa passar pelo crivo da Câmara dos Lordes (equivalente ao Senado brasileiro).
A nova legislação foi apresentada pelo governo com o objetivo de contornar as contestações legais, depois que a Suprema Corte britânica considerou a proposta anterior inconstitucional e potencialmente capaz de levar a violações dos direitos humanos.
“Os governos não podem revogar as suas obrigações internacionais relacionadas aos direitos humanos e ao asilo por meio de legislação”, diz Elizabeth Throssell, do Escritório do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos.
Entre os que buscam segurança dentro das fronteiras do Reino Unido estão cidadãos afegãos – muitos dos quais ajudaram nas operações militares do Reino Unido antes de o Talibã tomar Cabul, em 2021.
sua assinatura pode valer ainda mais
Você já conhece as vantagens de ser assinante da Folha?
Além de ter acesso a reportagens e colunas, você conta com newsletters exclusivas (conheça aqui).
Também pode baixar nosso aplicativo gratuito na Apple Store ou na Google Play para receber alertas das principais notícias do dia.
A sua assinatura nos ajuda a fazer um jornalismo independente e de qualidade. Obrigado!
sua assinatura vale muito
Mais de 180 reportagens e análises publicadas a cada dia. Um time com mais de 200 colunistas e blogueiros. Um jornalismo profissional que fiscaliza o poder público, veicula notícias proveitosas e inspiradoras, faz contraponto à intolerância das redes sociais e traça uma linha clara entre verdade e mentira. Quanto custa ajudar a produzir esse conteúdo?