A briga que resultou na morte do adolescente de 15 anos, Lázaro André Bezerra de Oliveira, teria sido motivada por uma ‘zoação’ com um dos estudantes envolvidos. A informação foi passada pelo delegado Ronilson Medeiros, que atendeu o homicídio na última quarta (20). A vítima foi morta com seis golpes de canivete no tórax. A arma e os suspeitos foram apreendidos no mesmo dia.
Segundo Medeiros, o desentendimento começou quando um dos envolvidos zombou do outro. O aluno ofendido chamou três colegas de outra escola para tirar satisfação, momento em que Lázaro tentou apartar a confusão. O jovem de 15 anos levou seis facadas.
Ainda de acordo com o delegado, os suspeitos fugiram correndo logo depois dos golpes e foram detidos por agentes do programa Ronda no Bairro. Todos os envolvidos moram no Benedito Bentes e se conhecem.
O caso aconteceu na Escola Estadual Deputado Rubens Canuto, no mesmo bairro, na parte alta de Maceió. A vítima morreu ainda na mesa de cirurgia do HGE (Hospital Geral do Estado).
Família reconhece o corpo
A irmã e a prima de Lázaro foram ao IML (Instituto Médico Legal) e realizaram o reconhecimento do corpo, além de assinarem os papéis para a liberação para o sepultamento. Segundo elas, a mãe está à base de remédios e não tinha condições de ir ao local, o pai tem problemas psiquiátricos e também estava muito abalado, assim como toda a família.
O dia e o local do velório não foram informados.
Veja o que se sabe sobre o crime:
- Um adolescente foi assassinado com golpes de faca após uma briga na Escola Estadual Deputado Rubens Canuto, no bairro do Benedito Bentes, parte alta de Maceió;
- A vítima foi identificada como Lázaro André Bezerra de Oliveira, e tinha 15 anos;
- Segundo o que foi passado pela Polícia Civil de Alagoas (PC-AL), houve um desentendimento entre dois adolescentes e um deles chamou os amigos de outra escola para bater no outro;
- Este último, amigo de Lázaro, disse que não queria confusão. A vítima tentou apartar a briga e foi agredida;
- Ainda de acordo com a PC-AL, Lázaro levou um soco de um dos suspeitos e, depois, foi segurado, enquanto que o outro o esfaqueou;
- O menino foi levado ainda com vida ao HGE (Hospital Geral do Estado), mas morreu na mesa de cirurgia;
- Dois adolescentes, de 16 e 17 anos, foram apreendidos suspeitos do assassinato ainda na noite de ontem. A apreensão foi confirmada pela Polícia Civil de Alagoas na manhã desta quinta-feira, 21.
O que diz a Seduc
Por meio de nota, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) lamentou o ocorrido e afirmou que vai adotar medidas em relação à assistência à família da vítima. A secretaria também destacou que já existe um grupo de trabalho de combate à violência nas escolas e o monitoramento vai ser intensificado. Confira abaixo na íntegra:
O Governo de Alagoas lamenta a triste ocorrência registrada na Escola Estadual Rubens Canuto, no Benedito Bentes, onde um desentendimento evoluiu para uma briga na área externa vitimando fatalmente o jovem Lázaro André Bezerra de Oliveira.
Dois adolescentes foram identificados e rapidamente apreendidos pela polícia, com autos devidamente formalizados. O Governo de Alagoas já determinou à Secretária de Educação a adotar as medidas necessárias à prestação de toda a assistência à família da vítima, ao tempo em que transmite o mais profundo sentimento de pesar nesse momento tão doloroso.
O Governo de Alagoas reitera o compromisso de fortalecer as atividades do já existente grupo de trabalho de combate à violência nas escolas, no sentido de intensificar o monitoramento. São 310 unidades estaduais de ensino com cerca de 170 mil alunos.
Por fim, o Governo conclama os pais, a comunidade escolar, a sociedade e as instituições em geral a fortalecerem o processo educacional como um todo, no sentido da transmissão de conhecimento, da formação, da orientação das novas gerações e da construção de um ambiente de paz.