A Polícia Militar de Alagoas confirmou na tarde desta sexta-feira, 08, a morte do 1º Tenente Abraão da Silva Taveira, de 39 anos, que estava internado no Hospital de Base em Brasília (DF) há quase 10 dias após se ferir durante um treinamento. Em 30 de agosto, Tenente Taveira, que era comandante do Canil do…
A Polícia Militar de Alagoas confirmou na tarde desta sexta-feira, 08, a morte do 1º Tenente Abraão da Silva Taveira, de 39 anos, que estava internado no Hospital de Base em Brasília (DF) há quase 10 dias após se ferir durante um treinamento.
Em 30 de agosto, Tenente Taveira, que era comandante do Canil do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) em Alagoas, participava de um treinamento no Curso Operacional de Cinotecnia da Polícia Militar do Distrito Federa quando em uma atividade ele se sentiu mal ao passar por uma manilha com água, bateu a cabeça e ficou submerso por alguns minutos. Ele teve parada cardiorrespiratória e foi reanimado por cerca de 38 minutos.
Após quase 10 dias lutando pela vida, o oficial não resistiu e sua morte foi confirmada nesta sexta-feira. Por meio de nota, a PM/AL lamentou a morte do policial e prestou condolências aos familiares e amigos.
Após divulgar morte de PM alagoano, Bombeiros do Distrito Federal desmente informação
Tenente Taveira era natural de Garanhuns (PE) e ingressou na PM em janeiro de 2016. Após o Curso de Formação de Oficiais (CFO), ele foi declarado Aspirante da Turma 2018. O tenente era lotado no Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) exercendo a função de comandante do Canil.
“Sua carreira foi breve, porém notável. Uma história de serviço marcada pela busca constante por qualificação e aprimoramento técnico, com destacável desempenho em operações especiais e em policiamento com cães. Seu profissionalismo fez com que, em janeiro deste ano, o oficial fosse convocado para comandar a tropa alagoana enviada para reforçar a segurança no Distrito Federal”, diz a nota da PM/AL.
Ainda na nota, a Corporação informou que o Comando Geral está empregando todos os esforços para elucidar os fatos que resultaram na morte do militar alagoano. Informações sobre velório e sepultamento ainda nãom foram repassadas.
Mais cedo, os alunos do 38º Curso Operacional de Cinotecnica, ao qual Tenente Taveira fazia parte, fez uma homenagem ao militar alagoano pedindo por sua recuperação. “Neste momento desafiador, enviamos a você toda a força do mundo. Que um milagre esteja a caminho para garantir sua recuperação rápida e completa. Saiba que estamos aqui torcendo por você”, dizia a mensagem.
Nota de pesar: PM lamenta o falecimento do tenente Taveira
É com profunda dor e imenso pesar que o comandante-geral da Polícia Militar de Alagoas, Coronel Paulo Amorim, vem a público comunicar o falecimento do 1º tenente Abraão da Silva Taveira, de 39 anos de idade, ocorrido nesta sexta-feira (08), em Brasília/DF.
O militar, que é natural de Garanhuns, Pernambuco, ingressou na PM em janeiro de 2016 e após o Curso de Formação de Oficiais (CFO) foi declarado Aspirante da Turma 2018. O tenente era lotado no Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) exercendo a função de comandante do Canil.
Sua carreira foi breve, porém notável. Uma história de serviço marcada pela busca constante por qualificação e aprimoramento técnico, com destacável desempenho em operações especiais e em policiamento com cães. Seu profissionalismo fez com que, em janeiro deste ano, o oficial fosse convocado para comandar a tropa alagoana enviada para reforçar a segurança no Distrito Federal.
No dia 30 de agosto de 2023, o tenente Taveira sofreu um grave acidente durante treinamento no Curso Operacional de Cinotecnia da Polícia Militar do Distrito Federal. Nos dias subsequentes esteve internado no Hospital de Base.
O comandante-geral, coronel Paulo Amorim, em nome de toda a tropa presta as mais sinceras condolências aos familiares e amigos do bravo combatente que serviu, honrou e amou a farda e o Estado de Alagoas.
O Comando Geral reitera que está empregando todos os esforços pela elucidação dos fatos que vitimaram o militar alagoano.
Em breve serão repassadas informações sobre velório e sepultamento.