🌡️ O famoso “um sol pra cada um” já está ficando para trás. Atualmente, nem essa expressão consegue explicar o calorão que os maceioenses estão enfrentando no primeiro semestre de 2023. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Maceió foi a segunda cidade mais quente do país nessa segunda-feira (11).
O pico de temperatura da capital alagoana foi 34,3ºC. Esse número, no Nordeste, só fica atrás de Teresina, no Piauí, que chegou a atingir 35ºC. O resto do top 5 tem João Pessoa (34,1ºC), Fortaleza (34ºC) e Salvador (33,4ºC).
E em relação a todo o país? Maceió foi a sétima capital do Brasil com maior pico de temperatura nessa segunda-feira. Segundo o Inmet, as capitais mais quentes foram Boa Vista (40,1°c), Cuiabá (37°c) e Palmas (36°c), seguidas por Campo Grande (35,8°c), Teresina (35°c) e Porto Velho (34,7°c).
Em comparação com todas as cidades, incluindo o interior dos estados, a temperatura máxima da capital alagoana foi superior a outros 454 picos de lugares diferentes, e inferior a 160 medições. Vale ressaltar que houve municípios que tiveram mais de um registro de pico durante o dia.
As reclamações do calor continuaram nesta terça (12). Às 12h, os termômetros do The Weather Channel, principal fonte de informações meteorológicas no mundo, registraram uma sensação térmica de 37ºC. 🥵
📱 Repercussão nas redes sociais – O calor em Maceió está repercutindo na internet. “Que calor esse que tá em Maceió”, disse uma. “No mínimo, tá fazendo 90º”, reclamou outra.
Previsão para esta quarta (13) – A expectativa é que o calorão dê um pouco de trégua para esta quarta. Segundo o Inmet, os termômetros podem marcar até 30ºC. A mínima é de 25ºC.