Primeiro deputado expulso da Câmara dos Estados Unidos em 20 anos, o republicano George Santos, filho de brasileiros, anunciou na noite de quinta-feira (7) que voltará a concorrer ao Congresso americano.
“Quero anunciar que retornarei à arena da política e desafiarei Nick para a batalha por #NY1”, escreveu Santos na plataforma X, referindo-se a Nick LaLota, deputado do Partido Republicano eleito por Nova York. “Deus abençoe a todos e vamos às corridas!”
O ex-congressista filho de brasileiros foi destituído em dezembro após várias denúncias de irregularidades, mentiras, fraudes e crimes financeiros. Ele se tornou o primeiro republicano expulso da Câmara em toda a história e o primeiro político a perder o mandato sem ter sido condenado antes na Justiça.
Outros cinco congressistas haviam sido expulsos antes de Santos: três no século 19 por terem apoiado os confederados —que defendiam a manutenção da escravidão nos EUA— durante a Guerra da Secessão, e dois desde os anos 1980 por corrupção.
Santos, 35, chamou a atenção após vencer em 2022 uma disputa acirrada no terceiro distrito de Nova York, que abrange Long Island e Queens. Ele foi o primeiro republicano abertamente gay a vencer uma eleição sem ser o incumbente.
O republicano, porém, logo se tornou motivo de piada nos EUA após uma série de reportagens e investigações criminais e por um Comitê de Ética do Congresso encontrarem evidências de que ele cometeu fraudes, lavagem de dinheiro e desviou recursos de campanha para despesas com itens de luxo, botox e até o site de conteúdo erótico OnlyFans. Santos nega ter cometido irregularidades.