O cantor e compositor Chico Buarque se manifestou nesta sexta-feira (1º) sobre a guerra promovida por Israel na Faixa de Gaza. A declaração, breve, foi feita por meio de suas redes sociais.
“Quero me juntar às vozes que denunciam o genocídio de palestinos em Gaza”, escreveu o artista.
Ainda que sem citar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nominalmente, Chico está em consonância com declarações feitas pelo petista nos últimos dias e com o posicionamento adotado pelo Brasil.
No início deste ano, o governo Lula apoiou a denúncia da África do Sul à Corte Internacional de Justiça da ONU para apurar a acusação de que Israel comete genocídio contra o povo palestino em Gaza.
A publicação feita por Chico Buarque nesta sexta foi acompanhada por um frame do vídeo que mostrou centenas de palestinos correndo para o entorno de caminhões de ajuda humanitária, na quinta-feira (29), antes de serem alvejados por tropas israelenses.
As imagens foram divulgadas por militares de Israel após Tel Aviv ser acusada pelo Hamas de disparar contra mais de 110 civis que buscaram o auxílio.
Tel Aviv argumentou que os tiros de seus militares, acuados, teriam matado somente cerca de dez civis e que a maior parte das mortes e ferimentos foi causada pela aglomeração e pelos saques aos caminhões, que teriam levado a atropelamentos e pisoteamentos.
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.