Uma juíza estadual em Illinois decidiu nesta quarta-feira (28) que Donald Trump está proibido de aparecer na cédula eleitoral das primárias republicanas no estado devido ao papel que desempenhou no ataque ao Capitólio em 6 de janeiro de 2021.
Mas a juíza também determinou que a decisão não vai ter validade até que um provável recurso da defesa do ex-presidente seja analisado. Tracie Porter atendeu a um pedido de um grupo de eleitores de Illinois, estado cuja maior cidade é Chicago, que disseram que o ex-presidente deveria ser desqualificado de participar das primárias em 19 de março e da eleição em 5 de novembro desse ano, uma vez que ele teria violado a cláusula contra insurreição da Constituição americana.
Essa é a mesma tese usada pela Suprema Corte do Colorado, que em dezembro de 2023 decidiu que Trump não poderia concorrer no estado. O republicano recorreu da decisão, que está sendo julgada pela Suprema Corte americana.
sua assinatura pode valer ainda mais
Você já conhece as vantagens de ser assinante da Folha?
Além de ter acesso a reportagens e colunas, você conta com newsletters exclusivas (conheça aqui).
Também pode baixar nosso aplicativo gratuito na Apple Store ou na Google Play para receber alertas das principais notícias do dia.
A sua assinatura nos ajuda a fazer um jornalismo independente e de qualidade. Obrigado!
sua assinatura vale muito
Mais de 180 reportagens e análises publicadas a cada dia. Um time com mais de 200 colunistas e blogueiros. Um jornalismo profissional que fiscaliza o poder público, veicula notícias proveitosas e inspiradoras, faz contraponto à intolerância das redes sociais e traça uma linha clara entre verdade e mentira. Quanto custa ajudar a produzir esse conteúdo?