Moradores e turistas que estavam aproveitando o final desse domingo, 25, na orla de Ponta Verde, parte baixa de Maceió, foram surpreendidos com uma rajada de vento repentina, que espalhou areia por toda área próxima do Marco dos Corais. Os ventos ainda derrubaram algumas motos que estavam estacionadas na redondeza.
A situação foi amplamente compartilhada nas redes sociais, com as pessoas mostrando a movimentação do vento, que criou uma espécie de “nuvem” de areia na região. Alguns objetos também foram levados pela ventania. No entanto, diferentemente do que vem sendo falado na internet, o fenômeno não se trata de um tornado, como o que aconteceu em Estrela de Alagoas na semana passada.
Ao programa Balanço Geral AL, da TV Pajuçara, o meteorologista da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Emanuel Teixeira, explicou a situação.
“Foram registrados ventos fortes no estado, causados pela presença de um vórtice ciclônico de altos níveis (VCAN) da atmosfera, algo muito comum nesta época do ano, e traz muitos transtornos. Acompanha ventos fortes, tempestades elétricas e ventania, que varia de 30 km/h a 60 km/h”, detalhou Teixeira.
Segundo ele, esse sistema se deslocou mais para o continente e, com isso, a tendência é que os ventos diminuam a intensidade. Veja no vídeo abaixo:
A Semarh informou ainda que tornados dificilmente podem ocorrer no litoral, por conta do mar. A tendência maior deste tipo de fenômeno é acontecer nas regiões do Agreste e Sertão.
Alerta é válido até esta terça-feira, 27
Na manhã de sábado, 24, a Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais da Semarh divulgou um alerta para a ocorrência de chuvas de intensidade moderada, que podem ser acompanhadas por rajadas de vento, nas regiões do Litoral e Baixo São Francisco.
De acordo com o órgão, os maiores acumulados de chuva são esperados na metade norte do Litoral – incluindo região metropolitana de Maceió – e na Zona da Mata alagoana. O alerta pode se estender até esta terça-feira, 27.