O senador Renan Calheiros (MDB) convidou o ministro de Relações Exteriores, Mauro Vieira, a participar de audiência no Congresso e debater a crise diplomática com Israel. O chanceler informou ao parlamentar que pode comparecer na primeira semana de março, depois do encontro do G-20, nesta quarta (21) e quinta-feira (22).
Calheiros preside a CRE (Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional) do Senado, colegiado que fará o encontro para o qual o chanceler foi convidado.
O senador comentou o convite por meio da rede social X. “O ministro, como sempre, se prontificou a ir já na primeira semana de março, em virtude das agendas do G-20 e outros compromissos internacionais”, disse.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comparou, em viagem à África, a ofensiva militar de Israel sobre Gaza ao Holocausto judeu. A frase gerou insatisfações de ambos os lados. Lula foi declarado “persona non grata” por Israel, e o Brasil optou por não se desculpar e chamar o embaixador brasileiro em Tel Aviv, Frederico Meyer, para voltar a Brasília.
sua assinatura pode valer ainda mais
Você já conhece as vantagens de ser assinante da Folha?
Além de ter acesso a reportagens e colunas, você conta com newsletters exclusivas (conheça aqui).
Também pode baixar nosso aplicativo gratuito na Apple Store ou na Google Play para receber alertas das principais notícias do dia.
A sua assinatura nos ajuda a fazer um jornalismo independente e de qualidade. Obrigado!
sua assinatura vale muito
Mais de 180 reportagens e análises publicadas a cada dia. Um time com mais de 200 colunistas e blogueiros. Um jornalismo profissional que fiscaliza o poder público, veicula notícias proveitosas e inspiradoras, faz contraponto à intolerância das redes sociais e traça uma linha clara entre verdade e mentira. Quanto custa ajudar a produzir esse conteúdo?