spot_img
HomeMundoÁfrica do Sul consulta corte sobre ação de Israel em Rafah -...

África do Sul consulta corte sobre ação de Israel em Rafah – 13/02/2024 – Mundo

O governo da África do Sul disse, na terça-feira (13), que pediu à Corte Internacional de Justiça (CIJ) para avaliar se a decisão de Israel de ampliar suas operações militares em Rafah exigia que o tribunal usasse seu poder para evitar mais violações dos direitos dos palestinos.

No mês passado, após ação apresentada pelo governo sul-africano, a CIJ determinou que Israel adote todas as medidas ao seu alcance para evitar que suas tropas cometam genocídio contra os palestinos em Gaza.

A decisão frustrou palestinos e muitos analistas que esperavam uma ordem de cessar-fogo imediato. No fim do ano passado, Pretória submeteu aos magistrados uma petição em que acusava Tel Aviv de ter “motivação genocida” contra os palestinos em Gaza, impondo condições que levariam à morte de civis e à destruição de seu território.

Depois, na audiência inaugural do caso, no início deste mês, Pretória solicitou, entre outras medidas, a suspensão imediata das operações israelenses na Faixa e o fim do “assassinato” e deslocamento da população palestina.

Israel planeja expandir seu ataque terrestre para a cidade de Rafah, onde mais de 1 milhão de palestinos buscaram refúgio da ofensiva que devastou grande parte da Faixa de Gaza desde que militantes do Hamas atacaram Israel em 7 de outubro.

No domingo, em entrevista, o primeiro-ministro de Israel, Binyamin Netanyahu, prometeu estabelecer uma “passagem segura” para os civis deslocados em Rafah, mantendo acesa a ameaça de uma ofensiva terrestre na cidade. Apesar de a comunidade internacional alertar para a possibilidade de um massacre na região que abriga metade dos 2,4 milhões de habitantes de Gaza, Netanyahu disse à ABC News que iria dar continuidade ao plano.

Fonte: Folha de São Paulo

RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisment -spot_img

Outras Notícias