Um temporal inesperado, acompanhado de rajadas de ventos, provocou diversos estragos em Maceió na madrugada deste domingo (11). Ainda nas primeiras horas da manhã de hoje, o Corpo de Bombeiros de Alagoas já havia registrado pelo menos oito ocorrências relacionadas à queda de árvores. Os estragos também provocaram uma interrupção do fornecimento de energia elétrica em alguns pontos da cidade.
De acordo com a Sala de Alerta da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), o temporal e vendavais que atingiram a capital alagoana foram provocados por um vórtice ciclônico de altos níveis (VCN) — fenômeno considerado normal para a região do Nordeste nesta época do ano.
Ainda de acordo com o órgão, os ventos registrados nesta madrugada em alguns bairros de Maceió foram superiores a 60 quilômetros por hora. A previsão é de que esses ventos diminuam a intensidade nas próximas horas .
“O que provocou essa temporal e ventania em Maceió foi o fenômeno que nós chamamos de vórtice ciclônico de altos níveis (VCAN). Esse fenômeno é comum para essa época do ano, principalmente na região Nordeste do Brasil. Esse é uns dos principais sistemas que provocam alterações no tempo na nossa região. A característica desse fenômeno é de temporais isolados com raios, rajadas de vento e granizo. Os ventos que atingiram Maceió nesta madrugada foram superiores a 60 quilômetros por hora. A previsão é de que esse ventos diminuem de intensidade, mas ainda teremos tempo instável nas próximas horas”, disse o meteorologia da Semarh, Henrique Mendonça, em entrevista ao TNH1.
O vendaval causou quedas de árvores em diferentes pontos da capital alagoana. Foto: Cortesia |
Quedas de árvores e objetos na rede elétrica provocaram falta de energia
A Equatorial Alagoas, empresa responsável pelo abastecimento de luz em Maceió, informou que, desde a madrugada deste domingo, a empresa ampliou o número de equipes em operação para atender as ocorrências de interrupção do fornecimento de energia elétrica. A empresa registrou aumento no número de chamados, provocados pelas fortes ventanias e tempestades com registros de descargas atmosféricas, que atingiram o estado de Alagoas.
Ventos também atingiram cidades da Região Metropolitana – Na Praia do Francês, em Marechal Deodoro a chuva dessa madrugada e o vento causaram transtornos e prejuízos. Um vídeo enviado à redação do TNH1 mostra os estragos causados no prédio do condomínio Imperial. Veja abaixo: