O Instituto de Identificação, que integra a Polícia Científica de Alagoas, emitiu no ano passado 12.018 Carteiras de Identidade Nacional (CIN), durante os 70 mutirões realizados em todo o estado. Os mutirões foram feitos principalmente no interior do estado, em parceira com outras secretarias do Governo, prefeituras e entidades não governamentais. As ações possibilitaram o…
O Instituto de Identificação, que integra a Polícia Científica de Alagoas, emitiu no ano passado 12.018 Carteiras de Identidade Nacional (CIN), durante os 70 mutirões realizados em todo o estado. Os mutirões foram feitos principalmente no interior do estado, em parceira com outras secretarias do Governo, prefeituras e entidades não governamentais. As ações possibilitaram o acesso mais fácil ao serviço de emissão do principal documento do brasileiro.
O superintendente do Instituto de Identificação, Erik Silveira, informou que, com o uso de novas tecnologias, a expectativa para este ano é que o número de atendimentos à população seja ampliado. Desde 4 de janeiro, o instituto já retomou as ações externas, atendendo comunidades indígenas e quilombolas.
“O Instituto de Identificação vem trabalhando para expandir a maneira de emitir a nova carteira de identidade. O objetivo é levar cidadania e garantir o principal documento de identificação do cidadão, dando a eles os direitos e deveres que lhe pertencem”, afirma o superintendente.
Atendimento domiciliar
Além de emitir o documento nos mutirões, o instituto está realizando atendimentos domiciliares. Nessa modalidade, após agendamento, a equipe vai até as unidades de saúde ou à residência do cidadão que não possui condições de se locomover até os postos de atendimentos. O servidor do órgão coleta as informações e documentos pessoais, as digitais e a imagem do requerente. O material é enviado à sede do instituto para processamento, e quando o documento estiver pronto, a equipe faz a entrega.
Desde 2023, Alagoas passou a emitir o novo modelo da Carteira de Identidade Nacional, em substituição ao antigo RG. Criado para simplificar a vida do cidadão e evitar fraudes, o documento, cujo registro geral passou a ser o número do CPF, tem validade em todo o território nacional e reúne várias informações de outros documentos em um Qr-code.
Os documentos exigidos para a emissão da nova carteira de identidade são o Cadastro de Pessoa Física (CPF) e a Certidão de Nascimento ou Casamento. Maiores informações sobre os postos de atendimento, formas de agendamento e a documentação necessária para solicitar o CIN estão disponíveis no site da Policia Cientifica.