Um casal de turistas descobriu duas câmeras instaladas no apartamento que alugaram na Ponta Verde, parte baixa de Maceió. Os dispositivos estavam na sala e no quarto da residência, que foi alugada por meio de um aplicativo. O caso aconteceu antes da virada do ano e foi registrado um boletim de ocorrência.
Em entrevista ao programa Fique Alerta, da TV Pajuçara, o coordenador da Oplit, Antônio de Pádua, disse que o casal, que estava com uma filha de 10 anos, relatou que entrou em contato com o anfitrião, dono do local, para perguntar se as câmeras estavam ligadas e para onde as imagens estavam indo.
“Eles vieram de Maragogi. Quando chegaram, colocaram as malas, trocaram de roupa e só depois perceberam a existência dos dispositivos em dois cômodos diferentes. O casal disse que não foi informado em momento algum que o local possuía esse tipo de monitoramento”, detalhou o coordenador da Oplit.
Segundo o casal, dono do apartamento teria dito primeiro que a câmera estava desligada e que poderia ter sido ativada por causa do sensor de presença. Depois, disse que as imagens não foram salvas. Eles procuraram um advogado, que os aconselhou a fazer um BO.
Pádua fez um alerta aos que alugam apartamentos ou quartos por aplicativo, para que chequem a existência de dispositivos que possam conter câmeras por todo local, podendo ser visíveis ou escondidas. “É preciso ter esse cuidado, elas podem estar na lâmpada, no espelho, etc”.
A situação, como explica o coordenador, se trata de uma invasão de privacidade. Nestes casos, é necessário reclamar com os proprietários e informar à polícia.