Entre os meses de maio e novembro de 2023, a Secretaria Municipal de Educação de Maceió (Semed) inseriu no transporte escolar 938 novos estudantes, entre eles 23 alunos PCDs de escolas que não contavam com o serviço de transporte escolar, ou cujo quantitativo de veículos era insuficiente para atender a demanda.
Outros 20 estudantes indígenas acolhidos na Casa de Ranquines foram inseridos nas rotas de três escolas municipais. Em 2023, cinco unidades escolares que não eram assistidas pelo transporte escolar passaram a ser, a Escola Maria da Graça Silva, com um ônibus próprio atendendo 60 alunos; a Escola Maria José Clemente, com um ônibus atendendo a 100 alunos; a Escola Padre Pinho, com uma van para atender a Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI), com 15 alunos residentes nas Grotas do Arroz e do Rafael; a Escola Antídio Vieira, um ônibus para atendimento de 40 alunos; e o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Luiz Calheiros, com um ônibus atendendo a 60 alunos.
Nove unidades escolares que estavam com o quantitativo de veículos insuficientes no atendimento do transporte escolar foram atendidas, com o retorno ou acréscimo de ônibus. Os dados foram informados pelo coordenador-geral de Governança e Administração da Semed, Fábio Calheiros.
A secretária de Educação de Maceió, Jó Pereira, explica que estão sendo discutidas, revistas e mensuradas rotas alternativas em casos necessários, e um novo planejamento, levando em conta as mudanças urbanas dos últimos anos, decorrentes – entre outros fatores – das áreas atingidas pelo afundamento do solo e da implantação de novas vias e alternativas entregues pela Prefeitura.
Será levada em conta ainda a expansão do número de matrículas em 2024, possibilitando o cálculo do aumento que será necessário na frota do transporte, onde 20 novos ônibus escolares já estão previstos para esse reforço, a partir do próximo ano letivo, assim como está prevista também a climatização dos veículos, entre as ações no sentido de levar mais conforto aos estudantes da rede pública municipal de ensino.
Homenagem inédita
De forma inédita, a Semed promoveu, em julho deste ano, uma homenagem para todos os motoristas que compõem a Rede Municipal de Ensino da capital alagoana. O evento alusivo ao 25 de julho, Dia do Motorista, foi um dos vários realizados pela gestão para os servidores públicos, como forma de reconhecimento pelo trabalho desenvolvido.
Hoje, a Secretaria conta com 265 motoristas que transportam diariamente crianças, adolescentes e idosos das unidades escolares, bem como os servidores da Educação, dedicados a proporcionar segurança e conforto a todos os passageiros.