spot_img
HomeMundoDepois da soja, EUA perdem o milho para o Brasil, anuncia Bloomberg...

Depois da soja, EUA perdem o milho para o Brasil, anuncia Bloomberg – 31/08/2023 – Nelson de Sá

Na Bloomberg, fechando o dia 31 na Ásia, fim do ano agrícola, “Os EUA acabam de perder a coroa da exportação de milho” (abaixo), “após mais de meio século”. No subtítulo, “O maior país da América Latina despachou mais na temporada de 2023 e está no caminho para fazê-lo em 2024”, a partir deste 1º de setembro.

Citando dados do Departamento de Agricultura, os EUA responderam por 23% das exportações globais no ano agrícola, “muito abaixo dos 32% do Brasil”. Uma derrota que “soa familiar para os fazendeiros americanos”, que ao longo da última década perderam para o Brasil na soja e em seguida para a Rússia em trigo.

“É um golpe para um país que há muito tem os alimentos como força geopolítica”, diz a Bloomberg. Entre os motivos para a perda no milho, além da valorização do dólar, “os efeitos da guerra comercial com a China, um grande comprador agrícola” para o qual “o Brasil não traz nada da bagagem política dos EUA”.

A queda americana já vinha sendo projetada por Wall Street Journal e Reuters, esta sublinhando, além da China, uma lei brasileira de 2013 que “encorajou encorajou comerciantes de grãos como Cargill e Bunge a construir terminais portuários de uso privado” no norte do país, “eliminando gargalos” de comércio.

AGRO ESTRANGEIRO

Por outro lado, Robin Brooks, economista-chefe da associação mundial de bancos e fundos, de Washington, diante dos números de julho, reconheceu que “é frustrante para muitos que o superávit comercial do Brasil não esteja levando o país mais rapidamente ao superávit em conta corrente”.

Insistiu que “a transformação do Brasil está acontecendo”, para país superavitário em conta corrente. Segundo ele, “grande parte do agronegócio que impulsiona as exportações é de propriedade estrangeira, portanto, há grandes pagamentos de dividendos e juros”, mas “esse fluxo diminuirá com o tempo”.


LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.



Fonte: Folha de São Paulo

RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisment -spot_img

Outras Notícias