Ao menos 13 pessoas morreram e 38 ficaram feridas neste domingo (24) devido a uma explosão em um forno de processamento de níquel de propriedade chinesa no leste da Indonésia, na ilha de Célebes, conforme relatado pelo complexo onde a indústria está localizada.
A ilha de Célebes é um importante centro de produção de níquel, um mineral utilizado em baterias de veículos elétricos e na produção de aço inoxidável.
O acidente ocorreu por volta das 5h30 na planta da Indonésia Tsingshan Stainless Steel, conforme anunciado por um porta-voz do complexo PT Indonesia Morowali Industrial Park em um comunicado.
De acordo com o porta-voz, as vítimas fatais incluem oito indonésios e cinco chineses.
O grupo chinês Tsingshan Holding Group, que é o maior produtor de níquel do mundo e o maior fabricante de aço inoxidável da China, detém uma participação majoritária na planta indonésia afetada.
Uma investigação preliminar revelou que a explosão ocorreu durante os trabalhos de reparação de uma caldeira, quando um líquido inflamável pegou fogo, desencadeando uma deflagração que fez com que tanques de oxigênio próximos também explodissem, acrescentou o porta-voz.
O incêndio foi controlado na manhã deste domingo.
A empresa responsável pelo parque industrial afirmou estar “profundamente entristecida” pelo desastre, e os restos mortais de várias vítimas identificadas foram enviados para seus locais de origem.
“Seus rostos estavam queimados, suas roupas todas queimadas”, relatou um trabalhador.