O papa Francisco anunciou nesta quarta-feira (30) que publicará em outubro uma atualização de sua tese histórica de 2015 sobre o meio ambiente, poucas semanas antes da próxima rodada de negociações da ONU sobre o clima.
No início deste mês, o pontífice argentino, de 86 anos, mencionou seus planos de escrever uma segunda parte do “Laudato Si”. Sem dar mais detalhes, disse apenas que abordará “questões atuais”.
Sua encíclica de 2015 culpou diretamente a humanidade pelo aquecimento global, e foi considerada influente nas conversas das Nações Unidas sobre o clima realizadas em Paris nesse mesmo ano, que levaram a compromissos históricos no Acordo de Paris.
Em sua audiência semanal no Vaticano, na quarta-feira, o papa Francisco marcou a data de sua nova versão para 4 de outubro, poucas semanas antes da próxima rodada de discussões da ONU na COP28, que acontece nos Emirados Árabes Unidos em novembro e dezembro.
“Nessa data, tenho a intenção de publicar uma exortação, uma segunda ‘Laudato Si'”, afirmou.
sua assinatura pode valer ainda mais
Você já conhece as vantagens de ser assinante da Folha?
Além de ter acesso a reportagens e colunas, você conta com newsletters exclusivas (conheça aqui).
Também pode baixar nosso aplicativo gratuito na Apple Store ou na Google Play para receber alertas das principais notícias do dia.
A sua assinatura nos ajuda a fazer um jornalismo independente e de qualidade. Obrigado!
sua assinatura vale muito
Mais de 180 reportagens e análises publicadas a cada dia. Um time com mais de 200 colunistas e blogueiros. Um jornalismo profissional que fiscaliza o poder público, veicula notícias proveitosas e inspiradoras, faz contraponto à intolerância das redes sociais e traça uma linha clara entre verdade e mentira. Quanto custa ajudar a produzir esse conteúdo?