A contenção marítima na orla do Pontal da Barra chegou a 70% dos serviços concluídos. O muro é feito de blocos maciços pré-moldados, que são capazes de impedir que a maré avance para o calçadão e à via de tráfego.
As obras iniciaram em agosto de 2023, assim que foi dada a ordem de serviço pelo prefeito de Maceió, JHC, no dia 12 daquele mês, com a presença da comunidade local.
Em quatro meses, as equipes de infraestrutura trabalharam, de acordo com o nível da maré, para que a obra pudesse avançar na localidade.
Ao todo, somente no Pontal da Barra, serão contemplados 1,2 km de contenção com os blocos que chegam a pesar até duas toneladas. Essa é uma tecnologia holandesa autorizada e a mais aceita pelos órgãos ambientais e de fiscalização, e praticada há 50 anos com êxito nos Países Baixos.
Outros pontos da capital alagoana já receberam a intervenção e já produzem o efeito esperado de frear a erosão costeira. Na Jatiúca, foram dois trechos com a estrutura implantada, sendo que, em um deles, foi usado bloco pré-moldado e no outro os anéis hexagonais. Outras partes onde os serviços foram executados foram na orla da Jacarecica e na Praia do Sobral.