A vitória por 2 a 1 sobre o Cuiabá neste domingo (3), no Maracanã, manteve o Flamengo matematicamente na briga pelo título do Campeonato Brasileiro, embora a realidade na prática seja completamente diferente. O time rubro-negro é atualmente o 3º colocado, com 66 pontos, atrás do líder e virtual campeão Palmeiras, com 69, e também…
A vitória por 2 a 1 sobre o Cuiabá neste domingo (3), no Maracanã, manteve o Flamengo matematicamente na briga pelo título do Campeonato Brasileiro, embora a realidade na prática seja completamente diferente.
O time rubro-negro é atualmente o 3º colocado, com 66 pontos, atrás do líder e virtual campeão Palmeiras, com 69, e também do Atlético-MG, de mesma pontuação, mas com vantagem no saldo de gols (23 a 15).
E é justamente esse critério que torna a situação do Flamengo praticamente impossível.
Para ser campeão na próxima quarta-feira (6), o time de Tite precisa vencer o São Paulo, no Morumbi, e ainda tirar uma diferença imensa no saldo de gols que favorece o Palmeiras. Hoje, a distância é 31 a 15 para o líder do campeonato.
Na prática, significa dizer que, para ser campeão, o Flamengo tem vencer o São Paulo por dez gols de diferença e o Palmeiras levar sete do Cruzeiro, também na quarta, em Belo Horizonte.
Neste cenário absolutamente irreal, o Flamengo empataria em vitórias com o Palmeiras (20), mas superaria o rival em saldo, com 25 a 24.
Se o título é impossível, o Flamengo ainda tenta garantir a vaga direta na fase de grupos da CONMEBOL Libertadores. Para isso, tem que torcer para o Grêmio perder do Vasco neste domingo (3), em Porto Alegre, ou simplesmente vencer o Tricolor em sua despedida.