O governador de Alagoas, Paulo Dantas, divulgou nesta sexta-feira, 1º, que recebeu mensagem do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, para tratar sobre o risco iminente de colapso da mina 18, da Braskem, no bairro do Mutange, em Maceió.
Segundo Dantas, Lula quer se reunir com o governador para tratar sobre o desastre ambiental da Braskem assim que retornar do Catar, onde está representando o Brasil na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2023, a COP28.
“Mais cedo já havia conversado com o presidente da República em exercício, @geraldoalckmin, e marcado uma reunião no Palácio do Planalto para próxima terça, às 10h. Trabalharemos juntos para proteger e reparar as vítimas”, postou o governador nas redes sociais.
O risco de afundamento da mina nº 18 colocou Maceió em estado de emergência pelos próximos 180 dias.
Em nota encaminhada à imprensa nesta sexta-feira, 1º de dezembro, a mineradora Braskem atualizou a situação e informou que há dois cenários para a “acomodação de solo” na mina 18, causada pela extração de sal-gema. Conforme a empresa, o afundamento pode se desenvolver de duas maneiras: um cenário é o de acomodação gradual até a estabilização; o segundo é o de uma possível acomodação abrupta, isto é, um colapso.
A empresa também afirmou que a extração de sal-gema foi encerrada em 2019 e que o trabalho de preenchimento das cavernas segue o prazo pactuado com as instituições de fiscalização.