O Comitê de Ética da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos afirmou nesta quinta-feira (16) ter encontrado “evidências substanciais” de que o deputado George Santos violou a lei federal, reportou o jornal americano The New York Times.
O anúncio encerra uma investigação de quase nove meses contra o político de origem brasileira —e abre caminho para ainda mais uma tentativa de expulsá-lo da Casa.
As descobertas foram apresentadas em um relatório de 56 páginas do Comitê de Ética. Nele, estão reunidos evidências de que Santos usou fundos de campanha para fins pessoais; enganou doadores; e apresentou dados financeiros falsos ou incompletos, entre outros.
Ainda de acordo com o Times, todos os membros do Comitê votaram para encaminhar suas conclusões ao Departamento de Justiça. Em comunicado, afirmam que o republicano “merece uma condenação pública, está aquém da dignidade exigida por seu cargo e trouxe sério descrédito à Câmara”.
O órgão se absteve de indicar medidas punitivas no texto. Mas diversos deputados já haviam dito anteriormente que votariam pela expulsão de Santos se o Comitê de Ética encontrasse provas de conduta criminosa ou grave violação ética por parte do deputado.
sua assinatura pode valer ainda mais
Você já conhece as vantagens de ser assinante da Folha?
Além de ter acesso a reportagens e colunas, você conta com newsletters exclusivas (conheça aqui).
Também pode baixar nosso aplicativo gratuito na Apple Store ou na Google Play para receber alertas das principais notícias do dia.
A sua assinatura nos ajuda a fazer um jornalismo independente e de qualidade. Obrigado!
sua assinatura vale muito
Mais de 180 reportagens e análises publicadas a cada dia. Um time com mais de 200 colunistas e blogueiros. Um jornalismo profissional que fiscaliza o poder público, veicula notícias proveitosas e inspiradoras, faz contraponto à intolerância das redes sociais e traça uma linha clara entre verdade e mentira. Quanto custa ajudar a produzir esse conteúdo?