O Centro de Estudos Astronômicos de Alagoas (CEAAL) desmentiu algumas informações falsas que estão circulando na internet sobre o eclipse lunar, que ocorrerá neste sábado, dia 23 de outubro. A divulgação ocorreu por meio do perfil oficial em uma rede social da entidade.
De acordo com o CEAAL, em Maceió, o eclipse lunar penumbral vai começar às 15h01, o parcial inicia às 16h36, e o máximo do parcial será às 17h14. Nestas três fases, a lua estará abaixo do horizonte, ou seja não será visível.
A lua nasce na capital alagoana às 17h15 e o eclipse parcial terminará às 17h52, com o satélite natural da terra a, aproximadamente, sete graus de altura do horizonte leste. A fase penumbral termina às 19h26.
“É importante lembrar que a lua não ficará vermelha. Durante o eclipse, uma pequena parte dela ficará levemente escurecida”, diz o post.
Este fenômeno será parcialmente visível na Europa, Ásia, Austrália, África, uma parte pequena da América do Sul e do Norte.
Quem estiver nos oceanos Índico, Pacífico e Atlântico, além de algumas partes do Ártico e Antártica também poderão ver o eclipse.