As equipes de fiscalização da concessionária Águas do Sertão têm intensificado os esforços para combater fraudes nas ligações de água em Alagoas, e os últimos levantamentos em Maravilha, Ouro Branco e São Miguel dos Campos revelaram novos casos de apropriação indevida dos recursos hídricos.
Durante uma recente operação entre Maravilha e Ouro Branco com o apoio da polícia, foi identificado um furto de água em um antigo motel desativado. O estabelecimento estava utilizando abastecimento irregular para encher uma cisterna e depois comercializar a água de maneira clandestina por meio da venda de caminhões-pipa. Estima-se que o desvio de água no local somava cerca de 140 mil litros diários, um volume que poderia abastecer aproximadamente 1400 pessoas.
Em São Miguel dos Campos, a situação é igualmente preocupante. De acordo com os dados obtidos pela equipe operacional que atua no município, foram registradas 46 fraudes em diferentes residências. No bairro Canabrava, foram detectadas irregularidades em oito casas, totalizando um desvio de 3.700 litros por dia, o que representa um consumo mensal estimado de mais de 100 mil litros.
“A água é um bem público, e fraudes gravíssimas como essas prejudicam não apenas o abastecimento, mas também penalizam a todos. A legislação brasileira considera o desvio de água um crime, com penas que vão de 1 a 4 anos de reclusão”, explica o engenheiro Heron Lima, gerente de eficiência operacional da Águas do Sertão.
A concessionária reforça a necessidade de colaboração da população para identificar e denunciar irregularidades. Denúncias podem ser feitas de forma anônima, fortalecendo a luta contra essas práticas ilegais. Para reportar qualquer suspeita, os clientes podem entrar em contato pelo telefone 0800 000 2122, disponível também via WhatsApp, ou pelo aplicativo da concessionária, disponível para Android e IOS.