A Prefeitura de Maceió está acompanhando um caso de suspeita de meningite em uma menina de apenas 1 ano e 4 meses. A Secretária Municipal de Saúde (SMS) informou que a situação foi identificada no domingo, 15, na unidade infantil do Gigantinho de Chã da Jaqueira.
De acordo com a pasta, a criança está em acompanhamento médico, evoluindo bem, sem sinais de gravidade e respondendo bem ao tratamento. A SMS segue monitorando a menina durante toda a hospitalização e aguarda a identificação etiológica (bactéria) para fechar qual é o sorotipo da doença. Leia a nota na íntegra:
“A Secretária Municipal de Saúde (SMS) informa que está acompanhando o caso suspeito de meningite, identificado no domingo, dia 15, no Gigantinho da Chã da Jaqueira. Desde então, a Área Técnica Municipal das Meningites vem monitorando o caso e já iniciou as medidas de vigilância. A equipe técnica segue em contato direto com a Secretaria de Educação de Maceió.
A equipe técnica da SMS está realizando o bloqueio de uma possível contaminação em pessoas próximas, com a medicação através da profilaxia, e monitorando toda a comunidade da unidade escolar. A equipe destaca ainda que não é indicada a suspensão de aula, por ser uma forma mais segura de monitorar as crianças.
Em relação a paciente, trata-se de uma criança, do sexo feminino, de 1 ano e 4 meses. De acordo com o acompanhamento médico, a paciente está evoluindo bem, sem sinais de gravidade, e respondendo bem ao tratamento. A SMS segue monitorando a criança durante toda a hospitalização e aguarda a identificação etiológica (bactéria) para fechar qual é o sorotipo da doença”, diz a nota da SMS.
Até outubro, segundo dados da SMS, foram contabilizados 178 casos suspeitos, sendo que 105 foram descartados, 30 confirmados, 42 estavam em investigação e 1 em evasão. Somente em 2024, 11 pessoas morreram em consequência da meningite na capital alagoana. O TNH1 solicitou os dados atualizados e aguarda retorno da pasta.