A Câmara dos Deputados dos Estados Unidos elegeu o republicano Mike Johnson, um conservador com pouca experiência em liderança, como presidente da Casa nesta quarta-feira (25). A escolha põe fim a três semanas de impasse na Casa, que deixaram a Câmara incapaz de cumprir suas funções básicas.
A votação de 220 a 209 elevou o congressista de 51 anos que cumpre seu terceiro mandato à cadeira de presidente que estava vaga desde que Kevin McCarthy foi destituído em 3 de outubro por um pequeno grupo de republicanos da ala radical do partido.
Nas semanas seguintes, os republicanos, que controlam a Câmara, consideraram e rejeitaram três possíveis substitutos antes de escolherem Johnson, um advogado da Louisiana apoiado pelo ex-presidente Donald Trump.
Este texto está em atualização.
sua assinatura pode valer ainda mais
Você já conhece as vantagens de ser assinante da Folha?
Além de ter acesso a reportagens e colunas, você conta com newsletters exclusivas (conheça aqui).
Também pode baixar nosso aplicativo gratuito na Apple Store ou na Google Play para receber alertas das principais notícias do dia.
A sua assinatura nos ajuda a fazer um jornalismo independente e de qualidade. Obrigado!
sua assinatura vale muito
Mais de 180 reportagens e análises publicadas a cada dia. Um time com mais de 200 colunistas e blogueiros. Um jornalismo profissional que fiscaliza o poder público, veicula notícias proveitosas e inspiradoras, faz contraponto à intolerância das redes sociais e traça uma linha clara entre verdade e mentira. Quanto custa ajudar a produzir esse conteúdo?