Um incêndio florestal que atinge a Califórnia, nos Estados Unidos, forçou moradores da cidade de Malibu a saírem de suas casas e deixou estudantes presos em uma universidade local nesta terça-feira (10), de acordo com autoridades do estado.
As chamas se espalharam de uma área de dois hectares na noite de segunda-feira (9) para mais de 700 hectares na terça, passando por uma região de terreno acidentado e difícil acesso até chegar em Malibu, conhecida cidade turística do litoral oeste americano, próxima a Los Angeles.
As autoridades emitiram uma ordem para que moradores fora da área de retirada não saíssem de onde estivessem, forçando estudantes da Universidade Pepperdine de Malibu a se abrigar na biblioteca da instituição.
Bombeiros trabalham para conter o incêndio, que já destruiu uma série de casas mas não deixou mortos ou feridos, disse nesta terça o comandante do Corpo de Bombeiros de Los Angeles, Anthony Marrone. “Vamos agir de forma coordenada por terra e por ar para combater o fogo”, afirmou.
Segundo Marrone, mais de mil bombeiros já atuam no local. “Por causa das dificuldades do terreno na região, vamos correr contra o tempo para conter as chamas”, acrescentou, dizendo que ainda não se sabe o que desencadeou o incêndio.
O Serviço Meteorológico dos EUA afirmou que há risco de novos incêndios na Califórnia, com ventos de mais de 130 quilômetros por hora contribuindo para que as chamas se espalhem rapidamente.