Uma tradição de espancar mulheres foi descoberta secretamente por uma reportagem. Em um festival local na Alemanha, homens caçavam mulheres e usavam chifres para bater em suas nádegas. E, de preferência, até não poderem se sentar por vários dias.
Isso acontecia na ilha alemã de Borkum, no Mar do Norte. Todos os anos, no dia 5 de dezembro. Até ser revelado e causar enorme indignação no país. Agora em 2024, a polícia alemã afirmou que nenhuma agressão foi registrada.
Mas, afinal, o que acontecia nesse festival? Essa violenta tradição tinha cerca de 200 anos. Ela remonta à época em que os homens voltavam para casa no fim do ano após meses de caça às baleias no mar. E procuravam deixar claro que estavam “de volta ao comando”.
Segundo o costume, durante o festival, homens jovens se vestem com trajes de pele de animais e penas. Mais para o final da noite, começava a “caçada” às mulheres, com os espancamentos. Essa parte costumava ser reservada somente para os habitantes da ilha, mas, no ano passado, dois repórteres conseguiram filmar secretamente as agressões.
Com a comoção pública que foi gerada, os organizadores do festival enfatizaram que a violência contra as mulheres não pode fazer mais parte da tradição. Então, para não cancelar o festival, a solução foi adaptá-lo. Neste ano, o policiamento foi reforçado, com tolerância zero para ataques.