O movimento das emoções e dos lugares é um tema que faz parte das abordagens líricas de Dora Morelenbaum desde os seus primeiros passos musicais – apresentados no EP Vento de Beirada (2021). Depois de vivenciar o sucesso notável do disco SIM SIM SIM (2022) com o Bala Desejo, que conquistou o GRAMMY Latino de “Melhor Álbum Pop em Português”, a artista carioca amplia os horizontes estéticos e sonoros em Pique, seu primeiro álbum de estúdio em carreira-solo (ouça aqui), lançado em outubro pelos selos Coala Records e Mr Bongo. Neste trabalho, a cantora manifesta visões sobre transições e refúgios, além de encontrar um toque autoral ao desafiar sua própria versatilidade com referências e arranjos que passam pela MPB, soul, R&B e jazz. O resultado dessa jornada chega aos palcos com uma turnê de estreia do álbum no Rex Jazz Bar, em Maceió, no dia 12 de dezembro. Os ingressos já estão disponíveis para compra (acesse aqui).
“Tem sido muito emocionante sentir como as músicas se adaptam a cada formação de banda. Algumas mais intimistas, do jeito que foram compostas, e outras com os músicos que tocaram no álbum”, conta Dora. Com as primeiras apresentações, o disco começa a reverberar na estrada. “Começamos a turnê na Europa duas semanas após o lançamento e as pessoas já cantavam todas as letras, é incrível ver como as músicas viajam na nossa frente”, completa.
Pique foi coproduzido por Dora com Ana Frango Elétrico e é composto por 11 faixas que contam com composições solo e colaborações com Sophia Chablau, Tom Veloso e Zé Ibarra. O projeto canalizou muitos sentimentos dos últimos anos na vida da artista, mas também serviu como uma plataforma para potencializar seus talentos como letrista, instrumentista e produtora. “São muitas camadas. É um álbum com várias facetas e eu me vejo muito em cada uma delas. Acho que por ser meu primeiro disco solo, existe essa emoção de querer colocar muitas vontades”, explica.
No palco, Dora Morelenbaum expande a atmosfera do repertório de Pique na companhia de Guilherme Lirio (guitarra). O duo prepara uma apresentação intimista e sensorial.
A turnê de lançamento do disco Pique ainda tem passagem confirmada em Aracaju, no Che Music Bar, dia 13 de dezembro; e em Salvador, na Casa da Mãe, dia 14 de dezembro. Novas datas serão anunciadas em breve.