Em uma sala de cinema, o Grupo de Pesquisa e Extensão em Equídeos e Saúde Integrativa (Grupequi), da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) comemorou as conquistas dos primeiros quatro anos do Programa de Apoio aos Animais. Criado para atender animais das áreas de subsidência ocorrida na capital alagoana, o grupo de pesquisa contabiliza mais de 8 mil pets atendidos, se tornando uma das maiores iniciativas de enfrentamento ao abandono de animais da América Latina.
Na ocasião, foram comemorados ainda os 15 anos do Grupequi/UFAL, que ativamente impulsiona a formação, geração de conhecimento e responsabilidade social, dentro e fora da universidade. Aborda ainda temáticas transdisciplinares, entre elas: bem-estar animal, sustentabilidade, terapias integrativas, desenvolvimento de processos e produtos farmacológicos, construção de políticas públicas para a Saúde Animal, equideocultura e as ações tradicionais de clínica e cirurgia de equídeos.
Abrindo o evento o Reitor da UFAL, prof. Josealdo Tonholo, vibrou com as conquistas do grupo e da universidade, citando que um projeto grandioso deve ser feito com muito profissionalismo. Pontuou os primeiros passos da criação do curso de medicina veterinária e as melhorias que têm alcançado, primordialmente, pela equipe que trabalha com afinco para que os avanços continuem acontecendo.
A secretária de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência (Secdef), Arabella Mendonça, destacou que a inclusão dos animais é pauta fundamental para a sociedade e parabenizou o empenho da universidade, nas figuras do reitor, prof. Josealdo Tonholo, bem como do coordenador do grupo de extensão, prof. Pierre Escodro, pelas conquistas e avanços que estão promovendo para o estado.
Com entusiasmo, o prof. Pierre Escodro, idealizador e coordenador do Grupequi, foi enfático: “chegamos num momento de transição, o programa fez a diferença! Daqui pra frente trabalharemos com muito mais responsabilidade. O Grupequi apoia estado e município, mas infelizmente a conexão, conhecimento e vontade política, é inversamente proporcional! Vamos quebrando barreiras, mostrando resultados e sempre à disposição da sociedade”.
A Braskem esteve presente e ressaltou a parceria com a universidade. “Acertamos muito na escolha da universidade como o braço para nos dar todo o direcionamento técnico sobre esse assunto. Cuidar da causa de abandono de animais nos bairros, com todos os tratamentos necessários e em uma estrutura adequada para acomodá-los, foi um grande desafio e tudo isso só foi possível, por termos tomado a melhor decisão, de construção da parceria com a Ufal”, avalia Pedro Herculano, gerente de Estratégia, Planejamento e Gestão Ativos da companhia.
O Programa de Apoio aos Animais
É uma iniciativa da Ufal em parceria com a Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes) e a Braskem. Foi criado para cuidar dos animais das famílias dos bairros afetados pela subsidência, em Maceió. Hoje, o programa contabiliza mais de 8 mil pets atendidos, 9,2 mil vacinas aplicadas, 5,1 mil castrações e 7,2 mil consultas veterinárias. Durante o acolhimento temporário, os pets ficam hospedados na sede do programa, no município de Viçosa, numa área de aproximadamente 20 mil m². Até o fim de setembro, o canal de adoção digital do programa, o @focinhoresponsavel, já viabilizou a adoção de aproximadamente 1000 cães e gatos.
O Grupequi
Várias são as iniciativas do Grupequi, entre a mais emblemáticas podemos citar o projeto Carroceiro Vet Legal, que busca melhorar a qualidade de vida de trabalhadores que sobrevivem do animal. O projeto já foi vencedor do Prêmio Santander Universidades 2012, na linha Universidade Solidária.
Entre os mais recentes destaques do grupo é possível citar o apoio na construção do Programa Nacional de Controle Populacional Ético de Cães e Gatos no Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA); a coordenação nacional do curso de esterilização cirúrgica minimamente invasiva em cães e gatos, através do MMA; o projeto de conscientização e combate aos maus tratos em Animais de Alagoas, que juntamente com Secretaria da Segurança Pública e Secretaria da Cidadania e Pessoa com Deficiência, atendeu mais de 800 animais em um ano e meio, vítimas de maus tratos ou negligência
Ações como agendas resolutivas e apoio a OAB e Ministério Público Estadual em atividades de monitoramento de denuncias e intervenção, exemplo do caso do Santuário de Belinha. Criação do Projeto Origem Pet, onde o Grupequi implantou o modelo Pet Friendly Company na empresa Origem, implantação de projeto piloto de disciplina de saúde única e bem-estar animal no colégio Princesa Izabel no CEPA. Outras grandes ações foram a esterilização e atendimento clínico de mais de 350 animais nos campus UFAL e IFAL, com apoio na implantação do Projeto IFANIMAL. Na área acadêmica, contabilizamos 10 mestrados em Ciência Animal e 10 trabalhos de conclusão de curso de Medicina Veterinária e Zootecnia em 2024, além da geração de mais de 90 postos de trabalho, entre bolsas e CLT.
Fonte: Assessoria
Assista o documentário na íntegra: https://youtube.com/watch?v=Tn