A Rússia está acelerando o passo de sua guerra contra a Ucrânia, avançando de forma não vista desde que invadiu o país vizinho, em 2022. Ao mesmo tempo, cristaliza sua presença civil e militar nas quatro regiões que anexou, consolidando ganhos ao expandir obras.
A Folha testemunhou esse processo durante uma visita de sete dias a três das áreas que Vladimir Putin incorporou à Federação Russa —Donetsk, Zaporíjia e Kherson—, e à Crimeia, anexada em 2014 após a derrubada de um governo pró-Moscou em Kiev.
Com esta reportagem, a Folha lança a série “Na frente russa“, com matérias produzidas durante uma viagem à zona de guerra das regiões anexadas por Vladimir Putin em 2022 na Ucrânia.
O repórter Igor Gielow viajou cerca de 3.500 km para recolher relatos de moradores, militares e autoridades em Donetsk, Zaporíjia, Kherson e na Crimeia —esta uma área que já estava sob controle russo desde a anexação de 2014.
Para discutir como está a linha de frente da Guerra da Ucrânia, a apresentadora Fernanda Mena recebe o repórter especial Igor Gielow, no Como É que É? desta terça-feira (12).
Transmitido ao vivo direto da Redação da Folha, no centro de São Paulo, o programa da TV Folha vai ao ar de segunda a sexta-feira, pelos canais do jornal no YouTube, no Instagram, no Facebook e na Twitch.
Depois da transmissão, a íntegra das conversas segue disponível no canal da TV Folha no YouTube e também em versão áudio nos principais agregadores de podcasts.
Além do programa diário, a TV Folha publica no YouTube entrevistas, reportagens e minidocs sobre diferentes temas do noticiário.