spot_img
HomeMundoEleições EUA: morte de um esquilo mobiliza trumpistas - 05/11/2024 - #Hashtag

Eleições EUA: morte de um esquilo mobiliza trumpistas – 05/11/2024 – #Hashtag

Nas redes sociais, eleitores de Donald Trump, incluindo o bilionário Elon Musk, estão usando a morte de um esquilo para impulsionar a campanha do republicano à Presidência nas eleições nos EUA.

O animal conhecido por Peanut já era famoso na internet antes de ser sacrificado, na quinta (31), por autoridades de saúde do estado de Nova York (que costuma votar pelo Partido Democrata), após denúncias de vizinhos sobre posse ilegal de animais selvagens e riscos à saúde pública. Com a comoção, o perfil dele no Instagram já conta com quase 800 mil seguidores, além de mais de 300 mil no TikTok.

De acordo com o jornal Associated Press, oficiais do Departamento de Conservação Ambiental do estado de Nova York levaram o esquilo e um guaxinim chamado Fred da casa de seu tutor e influenciador digital Mark Longo, perto da fronteira com a Pensilvânia.

“Uma pessoa envolvida na investigação foi mordida pelo esquilo. Para testar a raiva, ambos os animais foram sacrificados”, disseram as agências em um comunicado, informou a CBS News.

Musk usou seu perfil no X para afirmar que a história simboliza a falta de liberdade individual e o abuso de poder de Estado. “Vote por Peanut, vote pela liberdade! ” tornou-se uma espécie de bordão do magnata nos últimos dias.

“É um abuso do governo… Precisamos lutar contra isso.”

Peanut foi resgatado há sete anos quando perdeu a mãe atropelada na cidade de Nova York, segundo Mark Longo. Sua história inspirou a criação da ONG P’nuts Freedom Farm, um santuário que resgata animais negligenciados ou sem lar. O perfil do Instagram da entidade conta com mais de 100 mil seguidores.

Nesta terça (5), durante as eleições nos EUA, o perfil do esquilo administrado por Longo no TikTok compartilhou um vídeo com um jingle da campanha de Trump.

O caso fez com que fosse criada uma petição online que pede por justiça e uma reforma no Departamento de Conservação Ambiental do estado de Nova York. O formulário conta com mais de 65 mil assinaturas. A meta é alcançar 75 mil.

“Devemos defender uma abordagem mais compassiva para a gestão da vida selvagem para garantir que nenhum outro animal sofra tal destino. Juntos, podemos amplificar nossas vozes e lutar pela mudança que é desesperadamente necessária”, diz o abaixo-assinado.

Veja como trumpistas estão usando o caso de Peanut nas redes sociais:

“O abuso de poder do governo sequestrou um esquilo órfão e o executou”

“Ainda estou triste com a execução de um esquilo e um guaxinim de estimação inofensivos pelo governo.”

“Garanta que todos conheçam a história do esquilo Peanut e o guaxinim Fred. Os democratas foram longe demais.”

“Peanut não morreu em vão. Peanut vai vencer as eleições por Trump.”

“Se você quer vingança, vote Trump.”

“Peanut está protegendo Trump do céu.”

“Um voto em Trump é um voto em Peanut.”

“Temos que votar… Por Peanut.”


LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.



Fonte: Folha de São Paulo

RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisment -spot_img

Outras Notícias