spot_img
HomeMundoLíder do Irã ameaça EUA e Israel com resposta esmagadora - 02/11/2024...

Líder do Irã ameaça EUA e Israel com resposta esmagadora – 02/11/2024 – Mundo

O líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, disse neste sábado (2) que Israel e os Estados Unidos vão enfrentar uma “resposta esmagadora” por ataques direcionados a Teerã ou a seus grupos aliados na região.

Em discurso a estudantes na capital iraniana, o líder persa mencionou o “eixo da resistência”, movimentos armados apoiados por seu regime: os rebeldes houthis no Iêmen, o extremista libanês Hezbollah e o grupo terrorista palestino Hamas.

“Os EUA, assim como o regime sionista [Israel], devem saber que certamente receberão uma resposta dura pelo que estão fazendo contra o Irã, o povo iraniano e a frente de resistência”, disse Khamenei ao grupo de alunos.

O líder supremo do Irã, que tem a palavra final em todas as decisões estratégicas, dirigiu-se aos estudantes às vésperas do aniversário da histórica tomada da embaixada dos EUA em Teerã por manifestantes em 4 de novembro de 1979.

Washingtou anunciou na sexta-feira (1º) o envio de meios militares adicionais ao Oriente Médio, para garantir “a defesa de Israel” e como um sinal de advertência ao Irã.

Em seu primeiro discurso público em cinco anos, no início de outubro, o aiatolá defendeu tanto o ataque terrorista do Hamas contra Israel quanto o lançamento de mísseis de Teerã contra o Estado judeu. Em um momento crucial de seus 35 anos de regime, Khamenei instou muçulmanos do mundo todo a lutar contra os israelenses na guerra que se espalha pelo Oriente Médio.

As tensões regionais aumentaram desde o início da guerra na Faixa de Gaza, após o ataque do Hamas ao sul de Israel em 7 de outubro de 2023, arrastando também grupos afinados com o Irã no Iraque e na Síria. O Hezbollah abriu uma frente com Israel no dia seguinte, em apoio ao grupo terrorista que governa Gaza.

Mas o que começou com duelos de artilharia diários na fronteira se transformou em uma guerra aberta em 23 de setembro passado, quando Israel intensificou seus bombardeios contra posições do movimento libanês. Uma semana depois, o Exército israelense iniciou incursões terrestres no sul do Líbano.

Paralelamente, as tensões entre Irã e Israel se intensificaram.

Teerã lançou um ataque com mísseis contra território israelense em 1º de outubro, em retaliação pelo assassinato de Hassan Nasrallah, líder do Hezbollah morto em 27 de setembro em um bombardeio israelense perto de Beirute, e pela morte de Ismail Haniyeh, chefe do Hamas, no final de julho em uma operação atribuída a Israel.

Os israelenses responderam com bombardeios contra instalações militares no Irã em 25 de outubro. Naquele ataque, pelo menos quatro soldados morreram, mas as autoridades de Teerã afirmam que houve apenas “danos menores” nos sistemas de radar. A mídia iraniana relatou a morte de um civil.

Khamenei elogiou os soldados mortos e afirmou que seus esforços no confronto com Israel “nunca serão esquecidos”.

Fonte: Folha de São Paulo

RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisment -spot_img

Outras Notícias