O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, votou nas eleições que vão decidir seu sucessor na Casa Branca nesta segunda-feira (28). O democrata manifestou sua escolha no pleito, marcado para a próxima terça-feira (5).
Biden pegou fila com seu documento em mãos e votou em New Castle, em Delaware, o segundo menor estado americano e seu berço político —o democrata representou os moradores dali no Senado de 1973 a 2009, ano em que assumiu a Vice-Presidência ao lado de Barack Obama.
O presidente depositou seu voto na urna após tomar café da manhã com a deputada democrata Lisa Blunt Rochester, que concorre ao Senado. A caminho do local de votação, Biden também ajudou uma mulher em uma cadeira de rodas a entrar na fila.
Assim como ele, mais de 42 milhões de americanos já votaram antecipadamente, de acordo com dados do Laboratório Eleitoral da Universidade da Flórida. Nos EUA, os cidadãos podem votar antes do dia oficial da eleição por correio ou presencialmente, a depender do estado de origem.
Após a desistência de Biden, em julho, Kamala Harris foi anunciada como candidata democrata. O atual presidente saiu da corrida após intensa pressão interna de seu partido. De modo geral, seus correligionários deixaram de confiar na capacidade do presidente de vencer o republicano Donald Trump depois de um desastroso desempenho em um debate realizado no fim de junho.
“Acredito que é o melhor para o meu partido e para o meu país que eu desista e me concentre apenas em completar meus deveres como presidente pelo restante do meu mandato”, afirmou o democrata na ocasião, antes de endossar sua vice.
Candidatos democratas à Presidência acumulam vitórias em Delaware desde 1992, e neste ano, o bom desempenho do partido de Biden no estado deve se repetir. Uma pesquisa do Centro de Comunicação Política da Universidade de Delaware feita com eleitores locais e divulgada no final de setembro mostra que 55,6% devem votar em Kamala.