Um golpe que está cada vez mais popular e que tem chamado a atenção das autoridades é o confirmação de compras em sites e aplicativos de compras online. O delegado Sidney Tenório, titular da Delegacia de Crimes Cibernéticos, deu algumas dicas de como não cair nele. De acordo com o delegado o golpe já está…
Um golpe que está cada vez mais popular e que tem chamado a atenção das autoridades é o confirmação de compras em sites e aplicativos de compras online. O delegado Sidney Tenório, titular da Delegacia de Crimes Cibernéticos, deu algumas dicas de como não cair nele.
De acordo com o delegado o golpe já está acontecendo em todo o Brasil e em Alagoas não é diferente. Por meio de ligações ou aplicativos de mensagens como WhatsApp e SMS, os criminosos entram em contato com as vítimas informando sobre supostas compras que teriam sido aprovadas e pedem a confirmação de dados, apertando em algum número ou link.
“Somente no primeiro semestre de 2024, foram 8 mil boletins de ocorrências, apenas na delegacia virtual, não estamos contando com os registros presenciais. É o principal crime praticado no Brasil hoje, o estelionato virtual. É uma modalidade nova. As pessoas ligam dizendo que são do banco para falar que estão tentando lhe dar um golpe. Pelo contrário, esta pessoa que está ligando é quem está tentando aplicar o golpe”, explicou o delegado, em entrevista à TVPontaVerde.
O delegado lembra que instituições bancárias não ligam e não pedem informações sobre sua conta ou senha e em caso de dúvida, o procedimento correto é procurar a agência e nunca clicar em nenhum link, nem número em ligação e cortar de imediato o contato com os golpistas.
Caso caia em um golpe, a vítima deverá procurar a Polícia Civil para fazer um Boletim de Ocorrência (BO).