Um incêndio atingiu uma residência de um homem, de 67 anos, que trabalha com materiais recicláveis, na manhã desta sexta-feira,13. O caso aconteceu na rua Santo Antônio, no bairro do Jacintinho, em Maceió.
O Corpo de Bombeiros recebeu o chamado às 09h12 e enviou dez militares em quatro viaturas. O fogo se espalhou rapidamente e a fumaça preta podia ser vista de longe.
“Informes dos moradores da localidade apontam que o dono trabalha com recicláveis e acumula entulhos. A temperatura está muito alta com o material, tipo plástico, ferro, madeira. Provavelmente houve um curto-circuito onde ele guarda as coisas dele e o fogo se propagou”, detalhou o tenente Alexandre, do Corpo de Bombeiros.
Segundo a reportagem da TV Pajuçara, que esteve no local, o dono do imóvel disse que a energia da casa está cortada há cerca de três anos e ele utiliza somente velas como iluminação. Ele não lembra se apagou a vela quando saiu de casa pela manhã. Ninguém ficou ferido.
“Eu estava dormindo e já vi estralando. Meu filho disse que tinha alguma coisa estralando. Quando abri a porta da cozinha, estava pegando fogo (a casa vizinha), muita fumaça e o telhado já estava voando alguns pedaços. Saímos correndo, arrombamos a porta de trás para tirar as coisas e tirar o vizinho que estava trancado dentro de casa”, contou dona Marta, vizinha da casa que pegou fogo.
O coordenador da Defesa Civil de Maceió, Abelardo Nobre, também esteve presente para avaliar os danos.
“Após a temperatura baixar e o Corpo de Bombeiros concluir o seu trabalho, vai vir o pessoal da engenharia da Defesa Civil para ver qual foi o comprometimento e avarias na residência. Avaliar também as casas vizinhas para saber se houve algum comprometimento da infraestrutura dessas residências. E posteriormente fazer as devidas interdições e desinterdições. Por enquanto, a gente não aconselha as pessoas ficarem nessas duas residências enquanto o CBM está precisando trabalhar. Com relação aos entulhos, isso tudo será retirado depois para que possamos eliminar o risco de novos focos de incêndio. E fica a recomendação: é necessário as pessoas ficarem atentas, principalmente nesse período agora, em que temos ventos e altas temperaturas, para não acumular esses materiais de fácil combustão. Para que não tenhamos ocorrência como essa. Ainda bem que temos hoje um senhor de 67 anos que não sofreu ferimentos, nem os vizinhos, apenas questões materiais. Vamos ter um período de verão bastante quente e essas variáveis podem de repente causar uma tragédia”.
Ainda de acordo com o coordenador, o órgão está avaliando possíveis programas sociais para auxiliar o dono do imóvel. “A diretoria social da Defesa Civil esteve no local, fez a abordagem ao senhor e deve fazer os encaminhamentos necessários e pertinentes ao caso. É um senhor de 67 anos, está sendo observado quais benefícios ele tem direito, como encaminhamento para programa habitacional, auxílio aluguel, enfim. Isso está sendo avaliado pela diretoria social, que está em contato com esse senhor. Ele está na casa de um filho, está bem e é isso que importa no momento”.