Na próxima quarta-feira (18), às 10h, todos os servidores da sede do Tribunal de Justiça (TJAL), na Praça Deodoro, em Maceió, devem observar o som da sirene de urgência e deixar seus locais de trabalho, sob orientação da Brigada de Incêndio.
Coordenado pela Assessoria Militar, o treinamento tem apoio da Presidência e antecede a simulação de evacuação geral dos dois principais prédios da sede do Judiciário, no dia 24 de setembro, às 10h, com participação do Corpo de Bombeiros (CBMAL).
Segundo o major Jerônimo Nascimento, coordenador da Brigada, é fundamental que todos participem da evacuação, seguindo, sem correria, orientações dos brigadistas. “Em caso de sinistros, busque a saída de emergência mais próxima”, orienta.
Saídas de emergência e portas corta-fogo – Os prédios Anexo I e Anexo II, ambos com mais de três andares, têm sete saídas de emergência para serem utilizadas em casos de incêndio ou sinistros.
As portas corta-fogo devem ser mantidas fechadas para evitarem que a fumaça tóxica e o calor se espalhem pelas escadas de emergência.
Proibições em caso de incêndio – Os elevadores e o subsolo do Anexo I são lugares terminantemente proibidos de serem acessados durante as situações de emergências.
Em caso de utilização de elevadores, fumaça e calor poderão ser levados de um andar para outro, dissipando o fogo, além de matar quem estiver dentro deles.
Subsolo deve ser evitado, uma vez que há grande concentração de equipamentos de energia e combustível; ninguém deve ir ao local, exceto os combatentes.
Orientações básicas e urgentes – Em casos de incêndio, a Brigada de Incêndio do TJAL vai adotar três procedimentos para ajudar na contenção do sinistro:
1) Desligamento da energia elétrica
2) Desligamento do fornecimento de gás
3) Ligar imediatamente para o 193 (Corpo de Bombeiros).